EMEF Rosa Tomita vence 2ª edição da Gincana Interativa
07/04/2016
Integrantes da Escola a Municipal de Ensino Fundamental Rosa Tomita, do Jardim São José 2, região leste, comemoram a vitória.
Integrantes da Escola a Municipal de Ensino Fundamental Rosa Tomita, do Jardim São José 2, região leste, comemoram a vitória. Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos encerrou na tarde desta quinta-feira (7) a 2ª edição da “Gincana Interativa” entre escolas da cidade. O evento foi no Centro da Juventude, no Jardim América, região sul. A vencedora foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rosa Tomita, do Jardim São José 2, região leste.

 A EMEF Rosa Tomita disputou a final com outras três classificadas: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Jacyra Vieira Baracho (2º lugar), no Jardim Veneza, zona sul; Escola Estadual (EE) Yoshiya Takaoka (3º lugar), na Vila Paiva, na zona norte e EMEF Professor Hélio Walter Bavilacqua, no Jardim República, região sul (4º lugar).

 Ao todo, a gincana reuniu 17 escolas que trabalharam o tema da campanha municipal “Não dê espaço para o mosquito”, promovida pela Secretaria de Saúde. O foco é o combate ao mosquito Aedes aegypti, principal vetor da dengue, chikungunya e zika vírus.

 A exemplo da primeira edição da Gincana Interativa, no ano passado, a equipe da EMEF Rosa Tomita ganhou uma viagem para Brasília, com um dia de ‘city tour’ pela capital federal. Em 2015, a vencedora foi a Escola Estadual Yoshiya Takaoka.

 O prefeito  ressaltou a importância da iniciativa: “A Gincana Interativa teve uma mobilização bastante positiva entre as escolas, tornando os alunos agentes multiplicadores na conscientização e na luta contra o mosquito Aedes aegypti.”

O diretor da EMEF Rosa Tomita, Cassiano Pereira, comemorou a conquista: “É uma alegria muito grande vencer a Gincana, a escola trabalhou unida e dando o seu melhor, sempre buscando passar a mensagem que devemos vencer o mosquito.”

 Campanha antecipada

 Desde outubro de 2015, antecipando as ações em relação a maioria das cidades, a Prefeitura de São José dos Campos trabalha na campanha “Não dê Espaço Para o Mosquito”, com objetivo mobilizar a população para a prevenção. Um hotsite com informações sobre a doença e identificação dos agentes de combate à dengue foi disponibilizado para auxiliar os munícipes.

 Os agentes de combates a endemias continuam trabalhando casa a casa, em todas as regiões de São José, a procura de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, isolando pacientes e realizando nebulização com larvicida, evitando a propagação das doenças.

 Em 2015, o Estado de São Paulo registrou a pior epidemia de dengue de sua história. Segundo números da Secretaria de Estado da Saúde, foram registrados 669.309 casos, sendo 649.562 autóctones e 19.747 importados. Os números correspondem a mais da metade dos casos de todo o país no ano passado.