Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida
Três joseenses estão na Europa desde essa quarta-feira (6) para um Estágio Internacional de Judô. Dois deles são da equipe adulta de São José dos Campos e um do programa Atleta Cidadão. Os judocas competirão já neste fim de semana em Lignano, na Itália, e na próxima semana partem para a Rússia, onde participam de outro torneio em São Petersburgo.
O representante do Atleta Cidadão é Jeferson Santos Júnior, da categoria até 66kg, que foi campeão no último Estágio Internacional, em Bremen, na Alemanha. Na mesma categoria, mas pela equipe adulta, Lucas Turt disputa seu primeiro Estágio, buscando um bom ranqueamento para o Campeonato Pan-americano de Judô. Lincoln Keiiti fecha a equipe joseense, também disputando a competição pela primeira vez, na busca pelo título na categoria até 73kg.
Além de servir como ranqueamento para o Pan-americano Sub-21 da modalidade, o Estágio Internacional terá a participação de atletas de diversos países, principalmente da Europa. A competição tem como principal objetivo proporcionar uma troca de experiências entre judocas do mundo todo, visando uma evolução futura e constante. Tanto na Itália, quanto na Rússia, além das competições, os atletas terão três dias exclusivos para treinamento.
Para Elessandro Lima, coordenador da equipe de judô de São José dos Campos, a competição é de extrema importância para os joseenses. “O circuito europeu, do qual o Estágio faz parte, é o principal torneio de base do mundo, e serve como classificação para outros grandes campeonatos, como o Pan-americano.”
O coordenador ainda vê a participação dos judocas como o início de uma promissora carreira. “É a porta de entrada para a seleção brasileira. É a partir de torneios como este que os atletas começam a ganhar um destaque maior”, completou.
Mantido pela Prefeitura, o programa Atleta Cidadão atende mais de mil alunos de 7 a 17 anos, que formam as equipes das categorias de base de 17 modalidades.