Dicas do Procon para contratar serviços de telefonia, internet e TV
Secretaria de Governança
As empresas de telecomunicações, que
incluem serviços de telefonia fixa e celular, banda larga móvel e fixa,
internet e TV por assinatura, estão entre as mais reclamadas em 2015, no Procon
Municipal de São José dos Campos. De acordo com o ranking divulgado pela
Fundação Procon de São Paulo, em março das dez empresas mais reclamadas no
Procon Municipal cinco são do ramo de telecomunicações.
No ano passado, o Procon Municipal
registrou 996 reclamações contra estas empresas. A maior parte das queixas dos
consumidores se referia a cobrança indevida e serviço contratado sem o
funcionamento adequado por parte dos fornecedores.
Toda oferta divulgada por meio de
publicidade deve ser cumprida, por isso, o anúncio tem valor legal para a
garantia de direitos. As informações sobre produtos e serviços devem estar
claras para que o consumidor possa comparar diferentes opções, seja por meio de
panfletos, telemarketing, internet ou loja física.
Ao contratar os serviços o consumidor deve
receber uma cópia do contrato. A empresa ainda deve fornecer um canal direto
para o consumidor tirar dúvidas, obter informações, processar solicitações e
registrar queixas. As prestadoras devem respeitar o direito à privacidade dos
dados apresentados pelo consumidor, inclusive de cobrança.
Outras informações sobre o tema podem ser
encontradas na página Educação para o Consumo, disponível no
site da Prefeitura. Para registro de reclamações, o Procon Municipal funciona
de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Paulo Setúbal, 220, no Jardim
São Dimas, região central da cidade, ou pelos telefones 3909-1440 ou 151.