CEFE recebe a exposição de Guataçara Monteiro
11/04/2016
A exposição “No Coração do Rio” do artista plástico Guataçara Monteiro, será aberta nesta terça-feira, no CEFE.
A exposição “No Coração do Rio” do artista plástico Guataçara Monteiro, será aberta nesta terça-feira, no CEFE. Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

O Centro de Formação do Educador (CEFE - Avenida Olivo Gomes, 250 – Santana), abre nesta terça-feira (12), às 19h, a exposição “No Coração do Rio” do artista plástico Guataçara Monteiro. O evento é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

A mostra pode ser visitada gratuitamente a partir de 13 de abril até 8 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sábado, domingo e feriados das 10h às 16h. 

“No Coração do Rio” retrata a natureza, a arte popular e a fé do Vale do Paraíba por meio de 53 obras inéditas em telas, instalações e esculturas do artista de raiz amazônica Guataçara Monteiro. Estarão à mostra elementos que fazem parte da cultura regional, tais como: cerâmicas, violas, lamparinas, brinquedos, flores, espigas de milho, entre outros símbolos culturais.

“Existe algo de divino nas águas desse rio e nas serras deste Vale, que hoje habita os meus sonhos, transformando a minha arte em uma comunhão entre as cores, a alegria e o sagrado”, comenta Guataçara.

Na abertura da exposição, ocorrerá a solenidade de entrega dos certificados para os projetos contemplados em 2016 pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC). O evento terá a presença do presidente da FCCR, e do prefeito.

O FMC é uma iniciativa voltada para a promoção de projetos culturais e artísticos idealizados e executados por pessoas físicas e/ou jurídicas em São José dos Campos desde 2015.

Sobre o artista 

Guataçara Monteiro nasceu em 11 de abril de 1984 em Castanhal do Pará. Formado em Artes Visuais, reside no Vale do Paraíba desde 2003 no município de Igaratá. Já realizou 6 exposições, entre elas “Bichos e Brinquedos do Brasil”, “Amazônia em Cores e Encantos” e “Bichos da Amazônia”. Seu trabalho despertou interesse na área educacional no Vale do Paraíba, local em que ministra oficinas e atividades pedagógicas em 11 municípios, atingindo cerca de 100 mil alunos e educadores desde 2009.