Secretaria de Governança
Estão abertas as inscrições para a oficina “O teatro na comunidade a partir da tradição oral”, do grupo Andaime Teatral Unimep, que será neste sábado (16), às 13h30, no Cine Santana. A atividade é gratuita e os interessados podem se inscrever até sexta-feira (15) na secretaria do espaço cultural, que fica na Avenida Rui Barbosa, 2005 – Santana.
A oficina, coordenada pelo ator Antônio Chapéu, fundador do grupo, será dividida em dois momentos. O primeiro é a exibição do documentário “O Teatro de memórias do Grupo Andaime”, que traz depoimentos do diretor Francisco Medeiros, do dramaturgo Luís Alberto de Abreu e do cenógrafo e figurinista Márcio Medina sobre o processo de criação da peça “Comovento”.
O segundo momento é de compartilhamento de processos a partir da metodologia, exercícios e jogos teatrais propostos pelo elenco para que os participantes possam se apropriar das técnicas.
Também neste sábado (16), às 20h, o grupo apresenta a peça “Lugar onde o Peixe Para”, que tem roteiro e direção de Carlos ABC, retrata o universo caipira por meio do cotidiano dos que habitam as margens do rio, mostrando os mitos que permeiam e compõem esse universo.
A montagem mescla recursos cênicos com elementos autênticos do folclore e da cultura popular. “A lenda do Rio” é usada como fio condutor. A Festa do Divino, o Cururu, as piadas de pescador, a pamonha, e os mitos “Nhala Seca” e o “Turco que come crianças” estão presentes.
Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Cine Santana, a classifica indicativa é livre.
O Grupo
Com 30 anos de estrada, o grupo Andaime Teatro Universidade Metodista de Piracicaba tem como proposta o exercício e a pesquisa da cultura local, na perspectiva de cantar a sua aldeia. A trupe apresentou 14 espetáculos teatrais, tendo vencido cerca de 15 prêmios de melhor espetáculo em Festivais Nacionais de Teatro em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e em Santa Catarina. O Andaime também já se apresentou no Teatro Comunale di Tesero, na Itália, e saiu em turnê por quatro cidades dos Estados Unidos.
O grupo é financiado pelo Programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo (ProAc), que promove a ampliação e a diversificação da produção artística, cria novos espaços, preserva o patrimônio histórico e aumenta as formas de circulação de bens culturais em todo o Estado.