Obras que vão mudar o centro de São José completam um mês
14/04/2016
Obras que vão mudar o centro de São José completam um mês
As obras de requalificação e revitalização do centro de São José dos Campos completaram um mês e estão em ritmo acelerado Foto: Claudio Capucho/PMSJC

Secretaria de Governança

O projeto Novo Centro, que vai modernizar e revitalizar a zona central de São José dos Campos, completa nesta quinta-feira (14) um mês de obra. Nesse período, foi possível realizar diversas intervenções previstas no cronograma de trabalho que permitem a visualização das primeiras melhorias preparadas pela Prefeitura para transformar a região em um ambiente mais atrativo e seguro para a população.

O prefeito visitou na manhã desta quinta-feira (14) o canteiro de obras e acompanhou a concretagem de parte da ciclovia da Avenida São José e a montagem dos decks de contemplação da orla do Banhado que estão sendo instalados no local. Acompanhado do secretário de Planejamento Urbano, ele aproveitou para verificar ainda os trabalhos de reforma do Cine Teatro Benedito Alves.

“O centro de São José ficou abandonado durante anos, sem receber nenhum tipo de melhoria, sem nenhuma atenção do poder público. Estamos mudando essa realidade para mudar a vida da população que circula diariamente por aqui e dos comerciantes que dependem do movimento do Centro para gerar negócios”, disse o prefeito.

O projeto, que tem o apoio da ACI (Associação Comercial e Industrial de São José), visa atrair ainda mais pessoas à zona central, principalmente no período noturno. Quiosques serão construídos na área de passeio do Banhado, ao longo das avenidas São José e Madre Tereza, para funcionar após o horário de fechamento do comércio local. Tudo amparado por uma moderna infraestrutura de segurança que está sendo preparada pela Prefeitura.

Nova Fase

As obras do Novo Centro, em andamento na região central de São José, entram neste sábado (16) em uma nova fase de execução na Rua Rui Dória. A via receberá novo pavimento e a calçada será ampliada para a criação de um boulevard, em frente ao Cine Teatro Benedito Alves.

No local, será implantado um chafariz de piso, com jogos de água e luz. A quadra que abrigava a sede da Ciretran vai receber melhorias para incentivar a criação de um polo gastronômico.

Para execução dos trabalhos, e segurança de pedestres e motoristas, a Prefeitura está realizando ajustes no trânsito, calçadas, pontos de ônibus e táxis. O trânsito na Rua Rui Dória será interrompido da Rubião Júnior até a Praça da Matriz, entre este sábado (16) e o domingo (24).

O trânsito será desviado pela Rua Rubião Junior e os ônibus que vão para o Terminal Central seguirão pela Rua XV de Novembro e Praça Padre João. As obras de modernização e requalificação do projeto Novo Centro foram iniciadas pela Prefeitura no dia 14 de março. O cronograma prevê que a primeira etapa seja concluída em julho deste ano.

Obras

Outros pontos do Centro também estão em obras. A Travessa João Dias irá se conectar com a Rua Rui Dória, ampliando o espaço de convivência até a Rua XV de Novembro. As avenidas São José e Madre Tereza vão receber novos passeios, implantação de bancos, ciclovia, decks de contemplação, iluminação com barras de LED e quiosques. O trecho em obras vai do Monumento dos Expedicionários até a Rua Rubião Júnior.

As intervenções na Madre Tereza começaram nessa quarta-feira (13), em continuidade ao trabalho já em andamento na Avenida São José. As calçadas estão sendo gradativamente isoladas, com deslocamento de pontos de ônibus e estreitamento das faixas de rolamento.

O motorista que vem da região norte, e deseja evitar as avenidas São José e Madre Tereza, pode seguir pela Avenida Sebastião Gualberto e depois pela Mário Galvão, acessando o Centro pela Rua Vilaça.

O Novo Centro prevê ainda a requalificação de outros pontos da região central, como a Praça Padre João (Igreja Matriz), Travessa Cândido Portinari e Avenida Nove de Julho. As obras estão sendo realizadas pela empresa Stemmi Engenharia e Construções, de São José, com fiscalização da Secretaria de Obras e apoio da Secretaria de Planejamento Urbano.

O projeto foi desenvolvido respeitando todas as diretrizes legais e alinhado ao Plano de Mobilidade Urbana, que estimula o uso de transporte coletivo e de veículos não motorizados, como bicicletas. O investimento da Prefeitura no projeto do Novo Centro é de R$ 8,6 milhões, uma economia de 11% em relação ao valor previsto no edital da obra.