Secretaria de Proteção ao Cidadão
O inspetor regional Alex Alexandre da Silva Santos tomou posse nesta sexta-feira (15) como o novo Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM). A solenidade ocorreu no auditório do sétimo andar do Paço Municipal. Ele substitui a comandante Maria dos Milagres Araújo de Farias, que deixou o cargo.
Participaram da cerimônia o prefeito, representantes da Polícia Militar, da Câmara Municipal, da GCM de Jacareí e Caçapava, do Conselho Tutelar e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
“Eu tenho certeza que o novo comandante dará continuidade a este trabalho. Não será fácil, mas com a sua competência, dedicação e, principalmente, o apoio de toda a corporação, será possível vencer mais esse desafio”, declarou o prefeito.
Há 16 anos na corporação, Alex Alexandre é formado em Direito e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal. O novo comandante afirmou que, com base nas conquistas registradas nos últimos anos pela GCM, fica claro que esta nova fase da corporação será de desafios.
“Pretendemos situar e direcionar claramente a nossa missão, a visão de futuro e os nossos objetivos. Vamos trabalhar com controle e proteção. Seremos fiscais da lei na manutenção da ordem pública. Vamos amparar, acolher e socorrer as pessoas. Acreditamos que já é chegada a hora de reformular nossos paradigmas, redesenhar nossos métodos de trabalho e rever nossas técnicas de intervenção”, afirmou o novo comandante.
Para a nova sub-comandante, Maria Ondina Barboza, que está na corporação há mais de 20 anos, esta nova etapa é mais uma oportunidade. “Agora, junto com o novo comandante, procuraremos desenvolver o melhor possível o nosso trabalho com presteza e respeito.”
A Guarda Civil Municipal tem um grupo de aproximadamente 320 guardas, entre homens e mulheres. Possui sete inspetorias espalhadas em todas as regiões de São José. Tendo como principal aliado o Centro de Operações Integrada (COI), que gerencia o sistema de monitoramento das câmeras de vigilância da cidade, a corporação visa atuar de forma complementar nas ações voltadas para a manutenção e auxílio da segurança públicas na cidade.