Prefeitura reinaugura sede revitalizada da Banda de Santana
16/04/2016
IMagens mostram integrantes da banda de Santana durante a reinauguração do espaço do grupo
A Banda de Santana, considerada um patrimônio imaterial de São José, foi fundada há 65 anos Foto: Claudio Capucho/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

Muita música e animação marcaram a reinauguração da sede da Corporação Musical Santana do Paraíba (Rua Alziro Lebrão, 66 - Alto Da Ponte). A entrega do prédio, totalmente revitalizado, foi na manhã deste sábado (16), com a presença do prefeito de São José dos Campos.

Com o trabalho realizado pela Secretaria de Serviços Municipais (SSM), a sede foi completamente revitalizada, com troca de piso, construção de banheiros, ajustes na parte elétrica, alvenaria refeita e rebocada, construção de varanda, pintura, adequação da parte hidráulica, construção de sala de estudo e para equipamentos.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou a importância do trabalho de revitalização do prédio. “Eu disse que precisávamos fazer essa obra, porque esse espaço estava totalmente deteriorado e agora está adequado para que a banda possa fazer seus ensaios e também outras atividades.”

Para o regente da banda, Onofre Rita dos Santos, a entrega da reforma será fundamental para manter o grupo em atividade. Ele disse que, após a revitalização, o grupo já está se preparando para uma nova etapa, com a montagem de uma escola para formar novos músicos.

“Essa reforma era algo que nós precisávamos muito, sempre lutamos para conseguir, mas nunca tínhamos sido atendidos. A banda não tem recursos e, desde que foi aberto, o prédio nunca havia recebido qualquer reforma”, explicou. A banda recebeu o prédio como doação do município em 1989.

Além da sede da Banda de Santana, o prefeito citou outros exemplos da preservação do patrimônio cultural, que vem sendo realizada pela Prefeitura, como a recuperação do Teatro Benedito Alves, das estações de trem na cidade e, recentemente, a negociação com o Governo do Estado para manter o complexo da Fundação Cultural Cassiano Ricardo sob posse do município.

“Nenhum povo avança se não lembrar da sua história, se não cultivar sua história. Então, é preciso valorizar o patrimônio histórico cultural da cidade, tanto o patrimônio material, como o patrimônio humano, como essa banda, as festas populares, os grupos de catira, entre tantos outros”, disse o prefeito. 

Banda de Santana

Com 65 anos de história, a Banda de Santana é considerada patrimônio imaterial de São José dos Campos. O grupo ganhou Medalha de Prata em 2003, como reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade de São José dos Campos.

A banda foi fundada pelo maestro João Pistão para atender um pároco da igreja matriz de Santana, que pediu um grupo de músicos para animar os festejos da Semana Santa. Desde então, a banda é presença garantida em desfiles cívicos militares, eventos como o Revelando São Paulo e apresentações no bairro.