Nova UPA vai atender com qualidade até 450 pacientes
17/04/2016

Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A região leste de São José dos Campos, segunda mais populosa da cidade, vai ganhar uma nova UPA. A Unidade de Pronto Atendimento será construída pela Prefeitura em uma área de 7 mil metros quadrados no bairro Novo Horizonte. O contrato com a empresa responsável pelas obras foi assinado nesse sábado (16) pelo prefeito da cidade.

O prédio da nova UPA vai abrigar salas de espera (infantil e adulto), salas para atendimento de urgências, observação infantil e adulto, brinquedoteca, salas de exames, inalação, curativo, eletrocardiograma, raios X, estacionamento, entre outras dependências. Ele será instalado na Estrada Municipal do Mato Dentro, na altura do número 1.300.

A atual UPA do Novo Horizonte tem apenas cerca de 700 metros quadrados de área construída e atende cerca de 9.800 pacientes por mês, de 20 bairros da cidade. A futura unidade terá atendimento padrão III, o maior entre os modelos adotados pelo Ministério da Saúde, com capacidade para atender em média 450 pacientes por dia, ou seja, até 13.500 por mês.

“Essa nova UPA vai seguir o padrão de humanização que colocamos para toda a rede de Saúde da cidade. Estamos atendendo uma antiga reivindicação dos moradores, que necessitam e têm o direito de receber atendimento com conforto e qualidade”, explicou o prefeito, ressaltando ainda outros investimentos realizados pela Prefeitura na área da Saúde.

“Nós também estamos construindo a segunda fase do Hospital da Mulher, na Vila Industrial e uma nova UPA na zona sul, no bairro Campo dos Alemães. Mas não investimos apenas em prédios, também estamos contratando 35 novos médicos para atender a população em 15 diferentes especialidades", destacou o prefeito.

A assistente social, Isabel Aparecida Vieira Morais, 47 anos, considera a nova UPA uma conquista importante para a cidade, não apenas para os moradores da região do Novo Horizonte. “A UPA que existe hoje é muito pequena, não tem estrutura para atendimento adequado. Então, a pessoa vai direto ao Pronto Socorro, que acaba ficando lotado. Depois de pronta unidade, acredito que isso vai acabar”, explicou Isabel.

UPA Novo Horizonte

A nova Unidade de Pronto Atendimento será construída pela empresa Stemmi Engenharia, De São José, vencedora da licitação aberta pela Prefeitura na modalidade “BuilttoSuit”, no qual a contratada faz a construção da unidade, em área cedida pelo município. Depois de pronta e entregue, a Prefeitura pagará um aluguel à empresa por 15 anos.

A previsão é de que a construção da nova UPA seja concluída em 540 dias após o início das obras. “Se ela vai ser maior, vai ter mais médicos atendendo. Isso é muito bom. Quem sabe um dia ela não se transforme em um Hospital Municipal Leste”, disse a aposentada Nazareth de Melo Vasconcelos, 62 anos, moradora do Novo Horizonte.

UPA 24h

Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) funcionam como unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais, ampliando e melhorando o acesso dos brasileiros aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).

Essas unidades atendem os casos de saúde que exigem atenção médica intermediária como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que estes pacientes sejam sempre encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.

As UPAs funcionam sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura conta com equipamentos de raios-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, e soluciona em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica.