PEV Copacabana começa a funcionar na região leste de São José
18/04/2016
PEV
O PEV é parte de um sistema integrado de gestão de resíduos da construção civil e é voltado para os pequenos geradores Foto: Claudio Capucho/PMSJC

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos entregou nesta segunda-feira (18) o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do Jardim Copacabana, região leste do município. A nova unidade está instalada em um terreno de aproximadamente 800 metros quadrados na Rua Charles Diamond, em frente à Praça Joaquim Figueira de Andrade. Este é o 12º PEV de São José dos Campos.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semea) realizou todo o processo de licenciamento das áreas para instalação do PEV e coordenou a execução das obras civis. A operacionalização dos PEVs é realizada pela Secretaria de Serviços Municipais (SSM), recepcionando, separando, armazenando e promovendo a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

O PEV é parte de um sistema integrado de gestão de resíduos da construção civil e é voltado para os pequenos geradores, usuários domésticos que produzem até um metro cúbico de resíduos (equivalente a uma carroça ou caçamba de um pequeno utilitário). Conforme a legislação, os grandes geradores (acima de um metro cúbico) têm a responsabilidade sobre a destinação final dos resíduos e devem contratar o serviço especializado de transporte e destinação.

Os PEVs facilitam o dia a dia da população e de carroceiros, contribuindo para que este tipo de resíduo não seja jogado na beira de córregos, em áreas verdes e outros terrenos da cidade, evitando a poluição e a contaminação do solo.

“Estamos entregando mais este equipamento importante para a população, que contribui sobremaneira para a manutenção do bairro limpo e para a saúde preventiva das pessoas”, destacou o Secretário de Serviços Municipais e Secretário Interino de Meio Ambiente.

Os PEVs recebem em média 21 toneladas de entulho por dia, 15 metros cúbicos de madeira, 15 metros cúbicos de poda de árvore. Só em 2015 foram destinadas 11.619 caçambas, o equivalente a 60 mil toneladas de entulho, e mais de 136 mil equipamentos domésticos.

Outras informações sobre o PEV na Central 156 ou no site da Prefeitura.

PEV

O PEV é uma área pública instalada em local adequado, cuidadosamente estudado e escolhido para receber resíduos específicos em pequenas quantidades – até um metro cúbico, o que corresponde ao volume de uma carroça pequena, de um porta-malas de carro de passeio ou caçamba de um utilitário pequeno. 

Entre os materiais que o PEV recebe estão restos de obras de construção (tábuas, tijolos, telhas, tubulações, pisos etc), móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras etc), pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes inteiras, restos de poda, tinta e óleo de cozinha.

As unidades funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h. A população não precisa pagar para descartar os materiais no local 

Localização dos PEVs
Região Sul
PEV Campo dos Alemães
Avenida dos Evangélicos, 601

PEV D.Pedro II
Rua 37

PEV Residencial Gazzo
Rua Arcilio Moreira da Silva (ao lado do cemitério Colonia Paraíso)

PEV 31 de Março
Rua Guidoval, 100

PEV Jardim Satélite
Rua Estrela Dalva, 135

PEV Interlagos
Rua Ubirajara Raimundo de Souza, 21

Região Leste
PEV Galo Branco
Avenida Benedito Luiz de Medeiros, 811

PEV Novo Horizonte
Rua dos Topógrafos (esquina com a Avenida Tancredo Neves)

PEV Copacabana
Rua Charles Diamond, em frente à Praça Joaquim Figueira de Andrade.

Região Norte
PEV Altos de Santana
Avenida Alto do Rio Doce, 1075 (ao lado da EMEF Profª Vera Babo de Oliveira)

PEV Vila Jaci
Esquina com a Rua Xavantes e João Batista Lopes

Região Central
PEV Martins Pereira (Vila Progresso)
Rua Ana Gonçalves da Cunha (ao lado do Estádio)