Secretaria de Governança
A Prefeitura vai realizar neste domingo (24) a retirada e o replantio de um Ipê Roxo localizado no canteiro entre a Rua Rui Dória e Avenida São José, em frente ao Teatro Benedito Alves. A operação, inédita na cidade, faz parte das obras de modernização e revitalização do projeto Novo Centro.
O procedimento, tecnicamente chamado de transplante, começou nesta segunda-feira (18), com uma poda para diminuir o peso da árvore. A raiz também será protegida. “Nós abrimos um buraco com aproximadamente dois metros de profundidade e dois de diâmetro para pegar toda a ancoragem e o sistema radicular”, explicou chefe da divisão de áreas verdes da Secretaria de Serviços Municipais (SSM).
Durante sete dias a raiz da árvore ficou imersa em uma solução de água, adubo e hormônio vegetal, garantindo assim o seu fortalecimento. Depois desse período, será feita a retirada do ipê com um caminhão munck. Ele será transportado e replantado no Parque Boa Vista, em construção na região norte da cidade.
Para a operação, neste domingo, parte da faixa de rolamento da Avenida São José será interditada. O transplante foi precedido por análises coordenadas pela divisão de áreas verdes da SSM e será feito por uma empresa especializada.
Na mesma região, os trabalhos identificaram a necessidade de supressão de cinco árvores da espécie Triplaris, que apresentam patologias e estão tomadas por cupins. A compensação será feita com o plantio de 45 ipês na região central.
Obras
As obras de modernização e requalificação do projeto Novo Centro foram iniciadas pela Prefeitura no dia 14 de março. O cronograma prevê que a primeira etapa seja concluída em julho deste ano.
As intervenções já realizadas permitem a visualização das primeiras melhorias que vão transformar a região em um ambiente mais atrativo e seguro para a população. A proposta é levar mais pessoas ao Centro, principalmente no período noturno.
Quiosques serão construídos na área de passeio da Orla do Banhado, ao longo das avenidas São José e Madre Tereza, para funcionar após o horário de fechamento do comércio. O local contará com uma infraestrutura de segurança que está sendo preparada pela Prefeitura.
As avenidas São José e Madre Tereza também vão receber novos passeios, implantação de bancos, ciclovia, decks de contemplação e iluminação com barras de LED. O trecho em obras vai do Monumento dos Expedicionários até a Rua Rubião Júnior.
Para execução dos trabalhos, e segurança de pedestres e motoristas, a Prefeitura está realizando ajustes no trânsito, com estreitamento das faixas de rolamento. As calçadas estão sendo gradativamente isoladas, com deslocamento de pontos de ônibus e de táxi.
O motorista que vem da região norte, e deseja evitar as avenidas São José e Madre Tereza, pode seguir pela Avenida Sebastião Gualberto e depois pela Mário Galvão, acessando o Centro pela Rua Vilaça. Já o condutor que deseja acessar a região norte, evitando o Centro, deve utilizar o Anel Viário.
A Rua Rui Dória está recebendo novo pavimento e a calçada está sendo ampliada para a criação de um boulevard. No local, será implantado um chafariz de piso, com jogos de água e luz. A quadra que abrigava a sede da Ciretran vai receber melhorias para incentivar a criação de um polo gastronômico.
O trânsito na Rua Rui Dória ficará interrompido até o domingo (24). A Prefeitura orienta que os motoristas evitem o local neste período e utilizem rotas alternativas. O tráfego está sendo desviado pela Rua Rubião Junior.
Outros pontos do Centro também estão em obras. A Travessa João Dias irá se conectar com a Rua Rui Dória, ampliando o espaço de convivência até a Rua XV de Novembro.
O Novo Centro prevê ainda a requalificação de outros pontos da região central, como a Praça Padre João (Igreja Matriz), Travessa Cândido Portinari e Avenida Nove de Julho. As obras estão sendo realizadas pela empresa Stemmi Engenharia e Construções, de São José, com fiscalização da Secretaria de Obras e apoio da Secretaria de Planejamento Urbano.
O projeto foi desenvolvido respeitando todas as diretrizes legais e alinhado ao Plano de Mobilidade Urbana, que estimula o uso de transporte coletivo e de veículos não motorizados, como bicicletas. O investimento da Prefeitura no projeto do Novo Centro é de R$ 8,6 milhões, uma economia de 11% em relação ao valor previsto no edital da obra.