Tablets agilizam os atendimentos do SAMU 192 em tempo real
20/04/2016
Cada veículo do SAMU têm agora um tablet capaz de transmitir, em tempo real, informações da Central de Regulação para ambulâncias
Cada veículo do SAMU têm agora um tablet capaz de transmitir, em tempo real, informações da Central de Regulação para ambulâncias Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Saúde

Durante o feriado de Tiradentes, as ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de São José dos Campos e região estarão utilizando um sistema novo que permite a informatização do atendimento. Cada veículo do SAMU têm agora um tablet capaz de transmitir, em tempo real, informações da Central de Regulação para as ambulâncias durante o deslocamento até o local da ocorrência.

Além disso, as equipes poderão passar informações sobre o paciente para a Central de Regulação, garantindo maior segurança e agilidade no atendimento, tratamento e/ou encaminhamento da vítima até o hospital.

“A nova tecnologia implantada garante maior confiabilidade e agilidade nos dados transmitidos para o médico regulador, sem utilização das transmissões via rádio. Isso sem contar a economia de papel, já que, a partir de agora, todo o sistema passa a ser informatizado”, disse o coordenador do SAMU de São José dos Campos, o médico Fernando Fonseca.
 
Segundo ele, o novo sistema já passou por testes e está em pleno funcionamento. “Durante o período de testes, o serviço já mostrou eficiência e agilidade. Com certeza, isso melhora muito a qualidade do serviço prestado”, disse.

O novo sistema de tablets está implantado em 16 viaturas, sendo 9 de São José dos Campos, 2 de Caçapava, 4 de Jacareí e 1 de Jambeiro.

 O que é o SAMU?

O SAMU serve para atender casos de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho, vias públicas, etc.

 Em São José, o SAMU conta com 9 ambulâncias, 7 bases e uma Central de Regulação. A equipe do serviço é composta por 119 profissionais (32 médicos, 10 enfermeiros, 41 técnicos de enfermagem e 36 condutores de veículos de urgência).

Quanto ao destino dos pacientes atendidos pelo SAMU, a principal porta de entrada é o Hospital Municipal, que recebe cerca de 34,5% dos pacientes, seguido pelo Hospital Clínica Sul (16,5%), as 6 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24h (que, juntas, recebem 40%), UPA Saúde Mental (7,5%) e hospitais particulares (1,5%).

 Como funciona

 Ao ligar para o 192, um telefonista vai atender solicitando endereço e um local de referência para a ambulância se situar e chegar mais rápido. Depois, vai passar a ligação para o médico regulador que irá fazer perguntas de protocolo para saber a situação real da(s) vítima(s).

 É importante responder corretamente às perguntas do médico, que em geral são: qual a situação, qual a dor, qual a idade, o que está sentindo, até para saber a gravidade do caso e se necessita deslocar a viatura básica ou a UTI móvel.

 Pelo telefone, o médico ainda orienta a pessoa que acionou o serviço para que adote procedimentos que possam minimizar possíveis sequelas até que o socorro chegue ao local, além de prevenir a pessoa quanto a atitudes inadequadas que possam prejudicar o paciente ao invés de ajudar.

 Quando chamar o SAMU?

- Dores no peito de aparecimento súbito;

- Situações de intoxicação e envenenamento;

- Queimaduras graves;

- Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto;

- Problemas respiratórios graves (trânsito, choque elétrico, atropelamento, afogamento);

- Tentativa de suicídio;

- Sangramento/hemorragia;

- Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

 

Quando não chamar o SAMU?

- No transporte para realização de exames;

- Transporte para internação hospitalar;

- Nas situações clínicas não urgentes (dor lombar crônica, febre baixa, problemas crônicos de saúde, etc.);

- Em situações em que existe a condição de deslocamento por meios próprios ao atendimento hospitalar.

 

Número de atendimentos realizados desde que o SAMU foi instalado em São José:

Setembro/2014 - 1110

Outubro/2014 - 1254

Novembro/2014 - 1118

Dezembro/2014 - 1302

Janeiro/2015 - 1174

Fevereiro/2015 - 1072

Março/2015 - 1124

Abril/2015 – 1214

Maio/2015 – 1385

Junho/2015 – 1224

Julho/2015 – 1229

Agosto/2015 – 1230

Setembro/2015 – 1.200

Outubro/2015 – 1.353

Novembro/2015 – 1.250

Dezembro/2015 – 1.401

Janeiro/2016 – 1.462

Fevereiro/2016 – 1.508

Março/2016 – 1.842

Abril/2016 – 1.419 (até dia 20)

Total: 25.515 atendimentos