Secretaria de Educação e Cidadania
Um grupo com 18 integrantes do Cephatron #1860, time de robótica do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), de São José dos Campos, embarca nesta terça-feira (26) para Saint Louis, no Missouri, Estados Unidos. A equipe vai disputar a final do mundial First Robotics Competition.
As provas serão realizadas de quarta-feira (27) a domingo (30). A competição de robótica envolve escolas do ensino médio e técnico do mundo inteiro.
Em março, o Cephatron #1860 já esteve nos Estados Unidos, onde participou de duas competições regionais no Texas, em Dallas e Lubbock, e conquistou a vaga para a final. Num evento com a participação de vários países, o time joseense trouxe para o Brasil o prêmio de maior prestígio, o Chairman’s Award, que avalia o desempenho do robô nas provas e o trabalho de disseminação da ciência e tecnologia. Com a façanha, a equipe recebeu a comprovação de excelência.
Outro prêmio conquistado pelo Cephatron foi o oitavo lugar no Judges Award. Eram 43 competidores. Os juízes da competição escolhem a equipe com esforços exclusivos, desempenho e dinâmica para merecer esse reconhecimento.
O time de robótica é composto por 50 estudantes dos cursos de administração, eletrônica, mecânica e química do Cephas. Eles se dedicaram intensamente na montagem do robô TCS11 desde 9 de janeiro e o enviaram para os Estados Unidos em 11 de março. A equipe também é formada por ex-alunos, professores, mentores - parceiros voluntários de empresas - e patrocinadores.
O Cephatron vem ganhando muitos prêmios para São José dos Campos nestas
competições. Em 2013, conquistou o Entrepreneurship Award, uma categoria que avaliou o plano de negócios desenvolvido pela equipe, com foco na visão empreendedora. No ano seguinte, a escola recebeu o Judges Award, e em 2015 os prêmios Design Award e o Deans List Award.
A Prefeitura de São José dos Campos é patrocinadora do Cephatron, que também recebe apoio das empresas Johnson & Johnson, Emax Automação, Foccus Soluções em Automação, Ladder Edge, Novelis, Nery Mecatrônica, Pinep Infraestrutura e Construção e SSK Consultoria.
O Cephas é uma escola técnica da Fundhas, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que oferece cursos técnicos gratuitos e incentiva a inclusão social por meio da educação profissional.
First Robotics
A First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) foi fundada em 1989 pelo cientista Dean Kamenm para criar programas inovadores que promovam a matemática, ciência e tecnologia entre os jovens.
É uma competição internacional de engenharia entre equipes de escolas de ensino médio, empresas e universidades do mundo todo. O objetivo é desenvolver a solução para um desafio de engenharia proposto em um ambiente de jogo.
O desafio do jogo é lançado em janeiro. Em apenas seis semanas, os times precisam desenhar, construir e testar um robô para desenvolver determinada tarefa. As escolas disputam competições regionais, que classifica as melhores para o torneio final.
TCS11
O robô TCS11 foi preparado para o desafio do jogo Stronghold. O objetivo é lançar no mínimo oito bolas em uma torre de quatro metros de altura, passando por seis barreiras e atendendo a temática da competição deste ano, que são os Jogos Olímpicos.
O foco da competição é o trabalho em equipe e uma premiação que considera as ações em prol da sociedade. Uma das atividades realizadas pelos jovens do Cephatron foi a Exposição e Oficinas de Robótica no Parque Vicentina Aranha, na qual os robôs foram apresentados pela primeira vez ao público. Organizada pelo Cephas, a mostra promoveu a iniciativa de inclusão por meio da educação profissional.