No Dia do Sorriso, Centro da Juventude terá triagem para tratamento
Secretaria de Promoção da Cidadania
Uma triagem para tratamento odontológico gratuito será realizada em São José dos Campos nesta quinta-feira (28), das 9h30 às 16h30, no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131), no Jardim América. A ação, que faz parte do programa internacional “Dentista do Bem”, é em comemoração ao Dia Mundial do Sorriso e deve reunir mais de 130 profissionais voluntários.
Para participar, o interessado deve ter entre 11 e 17 anos de idade e comparecer ao Centro da Juventude acompanhado de um responsável e munido com RG, comprovantes de residência e de matrícula em escola pública. Os participantes passarão por uma triagem, na qual o dentista fará um exame clínico e preencherá uma ficha com os dados sobre a saúde bucal da criança e a condição financeira da família.
As crianças com maior carência e problemas mais graves serão encaminhadas para dentistas voluntários do programa e receberão o tratamento gratuito até completar 18 anos, no consultório do próprio profissional. Serão oferecidas cerca de 400 vagas. O objetivo é cuidar da saúde bucal e trabalhar a autoestima infantil, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.
“O tratamento pode ser simples ou complexo, envolvendo cirurgia, colocação de aparelhos, próteses de reposição dentária e, em casos mais extremos, implantes”, explicou a coordenadora regional voluntária da Turma do Bem, Alessandra Barros, ressaltando que todo o tratamento é sem custos para os pacientes selecionados.
O objetivo é identificar adolescentes de baixa renda, que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. “Um adolescente que não tem oportunidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, será um adulto infeliz, porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade”, afirmou Alessandra.
O evento, que está na quarta edição no Brasil, ocorre simultaneamente em cerca de 300 munícipios e em outros dez países da América Latina e Portugal. Em 13 anos de trabalho, mais de 500 mil jovens passaram pelas triagens e 50 mil foram encaminhados para tratamento.
Escolas públicas e instituições sem fins lucrativos podem solicitar a triagem em seus estabelecimentos, basta entrar em contato pelo
site do programa. Mais informações pelo telefone 3029-0744.
Dentista do Bem
Dentista do Bem é o principal programa da TdB (Turma do Bem) e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem jovens de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito. Atualmente, a ação tem a maior rede de voluntariado especializado do mundo. No Brasil, são mais de 15 mil dentistas voluntários em aproximadamente 1.300 municípios.
O programa também está presente em Portugal e outros 12 países da América Latina. A seleção dos beneficiários é feita por um índice de prioridade, que beneficia os adolescentes de famílias com menor renda, problemas bucais mais graves e os que estão mais próximos do primeiro emprego.
Os dentistas voluntários atendem os selecionados em seus próprios consultórios, até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes.