Fundhas completa 29 anos de atividade com festa nesta terça-feira
Secretaria de Governança
Cerca de 300 pessoas entre crianças, adolescentes, profissionais e autoridades são esperadas para a festa de aniversário da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), que completa 29 anos de trabalho. A comemoração será nesta terça-feira (26) na sede da Instituição (Rua Santarém, 560), no Parque Industrial, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h.
Além do hasteamento da bandeira realizado pelas crianças da Unidade Fundhas Sede, a Fanfarra da Fundhas se apresentará. A cerimônia contará com uma homenagem à Assistente Social e Professora, Najla Jamile, que foi Presidente da Fundhas entre 1993 e 1996. Todos os profissionais da Instituição serão homenageados pela Diretoria da Fundhas.
Durante a solenidade, ocorrerá a posse dos novos membros do Visão do Futuro. O projeto representa os familiares e/ou responsáveis das crianças e adolescentes e visa garantir os direitos legais, além da manutenção e do fortalecimento dos vínculos afetivos.
Apresentações musicais e exposições de trabalhos desenvolvidos por todas as divisões da Instituição fazem parte da programação. No período da manhã, os adolescentes da Unidade Fundhas Monsanto farão uma apresentação musical. O grupo começou por meio do protagonismo dos jovens, quando eles foram desafiados pela equipe pedagógica da Unidade para que criassem alguma apresentação durante uma tarde cultural.
Também em comemoração ao aniversário, as crianças e adolescentes das 19 Unidades estarão realizando trabalhos em homenagem à Fundhas. Além da degustação do bolo preparado pela Padaria Escola, os atendidos desenvolveram desenhos, reflexões e trabalhos artísticos. E no período da tarde, das 14h às 16h, no auditório da Sede, ocorrerão várias apresentações artísticas, como dança, música, circo e teatro.
A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente, crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 19 unidades distribuídas nas regiões da cidade.
Najla Jamile
A professora e assistente social Najla Jamile Santos de Araújo foi presidente da Fundhas entre 1993 e 1996, deixando marcas na instituição. Ela implantou cursos profissionalizantes, entre eles a Padaria Escola.
Seu compromisso político e social construiu uma nova concepção sobre o atendimento a criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade, conforme previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Construiu a sede da Fundhas e diversas unidades da Instituição, ampliando o número de atendidos.
A professora Najla faleceu no ano de 2002, deixando ações positivas na vida de muitas famílias de São José dos Campos.
Comprometida com as transformações sociais, a professora e assistente social Najla Jamile foi exemplo na luta pela construção de novas relações de gênero, buscando construir, discutir e fazer a reflexão sobre raça e etnia. Em sua trajetória foi marcante o comprometimento com a ética, com as questões de gênero, com o feminismo, com as questões étnico-raciais e com o amor.