FCCR lança licitação para obras na estação de trem Martins Guimarães
25/04/2016
Estação Central de Trem
Desativada em 1951, a Estação de Trem Martins Guimarães será revitalizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, lançou licitação para a reforma e revitalização da Estação Ferroviária Martins Guimarães. O edital completo está disponível no site da Fundação Cultural.

O valor aproximado da obra é de R$ 240 mil e a previsão é que dure cerca 90 dias. Serão reformadas as paredes, a cobertura, portas e janelas. Ainda está em estudo qual será a destinação deste espaço.

A estação Martins Guimarães foi inaugurada em 1921 e, quatro anos depois, reconstruída em alvenaria. Seu nome homenageia o engenheiro José Francisco Martins Guimarães Filho, chefe de tráfego em 1892 e, posteriormente, chefe de linha e diretor. Foi desativada em 1951 e, desde 1996, é preservada como patrimônio histórico de São José dos Campos.

Estações 

Além da Martins Guimarães, as estações Eugênio de Melo e a Central de Trem estão em processo de revitalização.

Na Estação de Eugênio de Melo, estão sendo feitas a restauração externa da estação ferroviária a fim de retomar a fachada original, além da reestruturação da ambientação interna do prédio em três salas. 

Após a revitalização, a estação será utilizada como um equipamento multicultural em parceria com a Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela (Rua Ambrósio Molina, 184 - Eugênio de Melo), com o objetivo de receber exposições e apresentações das variadas manifestações artísticas.

Já a Estação Central de Trem está sendo reformada pela empresa MRS Logística. Serão revitalizados o prédio e o jardim entorno da estação. No espaço, funcionará o escritório da empresa. A obra tem previsão de nove meses de duração.

Durante a abertura da Festa do Mineiro, o prefeito de São José dos Campos salientou a importância da recuperação desses patrimônios históricos. “Os prédios são importantes por causa das pessoas que os construíram”, comentou o prefeito, destacando a revitalização do Cine Teatro Benedito Alves e da Residência Olivo Gomes, no Parque da Cidade, que vem sendo executada pela Prefeitura.