Secretaria de Governança
O prefeito recebeu na tarde desta terça-feira (26), no Paço Municipal, representantes das quatro escolas públicas finalistas da segunda edição da ‘Gincana Interativa’, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos. Todas foram premiadas com troféus e a equipe vencedora ganhou uma viagem a Brasília (DF).
O primeiro lugar ficou com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rosa Tomita, do Jardim São José 2, região leste. As demais classificadas foram: EMEF Professora Jacyra Vieira Baracho (2º lugar), no Jardim Veneza, zona sul; Escola Estadual (EE) Yoshiya Takaoka (3º lugar), na Vila Paiva, na zona norte e EMEF Professor Hélio Walter Bavilacqua, no Jardim República, região sul (4º lugar).
O prefeito ressaltou a importância da participação dos estudantes. “Eles crescem e ajudam a cidade a ser cada vez mais cidadã. Os alunos são os principais agentes multiplicadores, levando para dentro de casa as informações e práticas aprendidas na escola”, disse.
Resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde, a Gincana Interativa reuniu estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi reforçar a importância do combate à dengue, chikungunya e zika vírus, com a participação dos estudantes da cidade, que atuarão como agentes multiplicadores. A coordenação geral ficou a cargo do orientador de ensino.
A equipe vencedora agora deverá passar um dia conhecendo a capital brasileira, Brasília (DF). “É uma alegria muito grande receber essa premiação e poder ver uma escola da periferia chegar onde chegamos. Espero que ano que vem muitas outras escolas possam estar competindo e todas com o mesmo espírito de integração”, afirmou o diretor da EMEF Rosa Tomita, Valdir Cassiano Pereira.
A mesma empolgação é compartilhada com os estudantes vencedores, como Natanael Benicio Serafim da Silva, do 8º ano. “A equipe batalhou muito e estamos bem ansiosos pela viagem; eu nunca viajei de avião e acho que vai ser muito legal”, disse.
Campanha antecipada
Desde outubro de 2015, antecipando as ações em relação a maioria das cidades, a Prefeitura de São José dos Campos trabalha na
campanha “Não dê Espaço Para o Mosquito”, com objetivo de mobilizar a população para a prevenção. Um
hotsite com informações sobre a doença e identificação dos agentes de combate à dengue foi disponibilizado para auxiliar os munícipes.
Os agentes de combate a endemias continuam trabalhando casa a casa, em todas as regiões de São José, a procura de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, isolando pacientes e realizando nebulização com larvicida, evitando a propagação das doenças.
Em 2015, o Estado de São Paulo registrou a pior epidemia de dengue de sua história. Segundo números da Secretaria de Estado da Saúde, foram 669.309 casos, sendo 649.562 autóctones e 19.747 importados. Os números correspondem a mais da metade dos casos de todo o país no ano passado.