São José é contemplada em edital de pontos de cultura
27/04/2016

Secretaria de Governança

São José dos Campos está entre os nove municípios contemplados pelo edital Fortalecimento da Rede de Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. O resultado foi divulgado nessa terça-feira (26).


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), como órgão responsável pela gestão de políticas públicas na cidade, receberá uma verba R$ 150 mil do MinC, com contrapartida de R$ 30 mil do município.


A verba será destinada ao lançamento de dois editais ainda este ano. São eles: “Tuxauá”, que premiará cinco lideranças da articulação nas diversas áreas de atuação artística e das políticas públicas da cultura, e “Pontinhos de Cultura”, voltado a instituições que atuam em ações para o fortalecimento da cultura da infância.


A importância desta iniciativa para São José dos Campos é o fortalecimento e a expansão das ações da cultura da infância e do adolescente. Esse também é um reconhecimento das lideranças culturais que desenvolvem atividades de modo independente, sem qualquer recurso e investimento e dos espaços desses artistas e fazedores de cultura.


Rede Municipal de Pontos de Cultura


Desde fevereiro a FCCR está no processo de criação da Rede Municipal de Pontos de Cultura, quando lançou o edital que segue em fase de seleção e que contemplará 13 iniciativas. O resultado da fase de recursos da análise de documentos do edital de premiação de iniciativas para o projeto “Rede de Pontos de Cultura” de São José dos Campos está disponível na internet.


A próxima etapa da seleção ocorrerá entre esta quinta-feira (28) e a segunda-feira (2 de maio) a partir das propostas apresentadas por cada projeto inscrito. A divulgação será na terça-feira (3 de maio).


O projeto Pontos de Cultura, idealizado em 2004 pelo programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, tem como objetivo descentralizar a cultura em todo o Brasil e torná-la acessível à toda população. Atualmente, os municípios organizam seus próprios Pontos de Cultura.


O Cultura Viva garante a ampliação da circulação, fruição cultural e acesso aos meios de produção com iniciativas que partem do MinC e em parceria com governos estaduais, municipais e por outras instituições.