Fundhas comemora 29 anos com homenagem à professora Najla Jamile
27/04/2016
Aniversário Fundhas
A solenidade teve a participação de mais de 300 pessoas, entre autoridades, crianças, adolescentes e profissionais da Fundhas Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) completa 29 anos de atuação nesta quinta-feira (28), mas a data começou a ser comemorada na terça-feira (26) com uma cerimônia em homenagem a professora doutora e assistente social Najla Jamile Santos de Araújo, que foi presidente da Instituição entre 1993 e 1996.

A solenidade teve a participação de mais de 300 pessoas, entre autoridades, crianças, adolescentes e profissionais da Fundhas. O prefeito e a atual presidente da Fundhas assinaram decreto que denomina a sede administrativa da Fundhas de “Professora Najla Jamile Santos de Araújo”.

Juliana e Letícia Santos Machado de Araújo, filhas da homenageada, participaram da cerimônia. Elas ficaram surpresas com o crescimento da Fundhas. “Agradeço imensamente a homenagem prestada para minha mãe e fiquei muito feliz por perceber o quanto essa gestão se dedica para evolução no atendimento da criança e do adolescente”, disse Juliana.

O prefeito falou sobre a importância do trabalho de Najla para a cidade e parabenizou todos os funcionários da Instituição. “Tive o prazer de conhecer a Najla, ela sempre foi uma pessoa vigorosa, rigorosa e justa. Me chamava atenção pela capacidade de tomar decisões e sempre de uma forma muito competente. É, sem dúvida, uma homenagem muito justa.”

“A Fundhas é motivo de orgulho para nossa cidade e sempre devemos lembrar da nossa história, a Najla faz parte da história de São José dos Campos. Quero também parabenizar todos os funcionários. O trabalho de vocês é maravilhoso e merece o apoio de toda cidade”, completou.

Durante a comemoração, ocorreu também a posse dos novos membros do Visão do Futuro. O projeto representa os familiares e/ou responsáveis das crianças e adolescentes e visa garantir os direitos legais, além da manutenção e do fortalecimento dos vínculos afetivos, apresentações artísticas, exposições de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e homenagens aos profissionais que trabalham na Fundhas.

Em 29 anos de atuação, a Fundhas já formou milhares de alunos e atende por ano, gratuitamente, cerca de 5 mil crianças e adolescentes de baixa renda, entre 6 e 18 anos. É uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que trabalha no contraturno da rede pública de ensino, com 19 unidades distribuídas nas regiões da cidade.