Procon Municipal notifica clínicas sobre valor de vacina antigripal
28/04/2016

Secretaria de Governança

O Procon Municipal de São José dos Campos notificou sete clínicas particulares de São José dos Campos e solicitou esclarecimentos sobre a comercialização de vacina antigripal contra Influenza (gripe H1N1). A notificação ocorreu depois que alguns consumidores pediram explicações sobre um possível aumento no valor da vacina, motivado pelos casos de gripe na região.

O documento enviado pelo Procon pede às empresas a planilha de preços praticados no mercado das vacinas antigripais, fabricadas em 2015 e 2016, e comercializadas nos meses de fevereiro, março e abril deste ano. O objetivo é buscar esclarecimentos sobre eventual elevação nos preços praticados em relação às vacinas.

“Se ficar constatado que houve elevação no custo das vacinas devido aos excessivos casos de gripe na região, vamos encaminhar ao órgão competente da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça para avaliar se a prática é ou não abusiva e tomar providências legais”, disse a  coordenadora do Procon Municipal.

Mesmo sem registro formal de reclamação, o Procon Municipal considerou necessário averiguar se houve aumento nos preços das vacinas, devido ao alerta de gripe em diversos Estados, inclusive em São Paulo. A notificação foi feita há uma semana e as empresas têm até o dia 10 de maio para prestar esclarecimentos ao órgão.

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe H1N1) começa neste sábado (30). O público-alvo em São José dos Campos são crianças de seis meses a menores de 5 anos idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe.