Secretaria de Governança
Uma aluna do 9º ano do ensino fundamental foi a vencedora do concurso que escolheu o mascote do programa Escola Segura, da Guarda Civil Municipal (GCM). A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira (28) no Laboratório de Educação Digital e Interativa-LEDI, no bairro Floradas de São José, região sul de São José dos Campos.
A estudante Raíssa Dias Damasceno, de 14 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Antonio Palma Sobrinho, no Parque Novo Horizonte (leste), concorreu com mais de 1.600 alunos. “A Guarda faz um trabalho legal por meio do Escola Segura. Foi muito bom envolver os alunos na escolha deste mascote”, disse.
O desenho escolhido é de um cão com a farda da Guarda Civil Municipal. Para o comandante da GCM de São José dos Campos, Alex Alexandre da Silva Santos, o desenho chamou a atenção, porque associa a figura do guarda a um profissional amigo, fiel e protetor.
“Com esse mascote, sabemos qual é a imagem que os alunos têm da corporação por meio do programa, e ficamos muito felizes com o carinho e desempenho de todos em fazer o melhor”, disse o comandante, que participou da cerimônia ao lado de professores, pais de alunos e guardas.
Os cinco estudantes que participaram da final receberam prêmios doados por patrocinadores do evento. Os dois primeiros colocados, Raíssa Damasceno (9º ano) e João Pedro de Oliveira Fagundes (7º ano), são da mesma escola e ganharam, cada um, uma bicicleta.
Na sequência, Isadora Emily Peixoto Costa, aluna do 5º ano da EMEF Norma de Conti Simão, levou para casa um vale-compras no valor de R$ 150 de uma loja de roupas e acessórios, Gabriel Guedes Pereira, do 5º ano da EMEF Professora Maria Ofélia, ganhou uma bola de futebol, e Joyce Juliana Pereira, que cursa o 9º ano na EMEF Professora Silvana Maria Ribeiro, recebeu um fone de ouvido.
Para a diretora da EMEF Professor Antonio Palma Sobrinho, o trabalho da GCM nas escolas tem sido muito importante e o concurso foi positivo por ter a participação e o envolvimento dos estudantes. “É fundamental para criar um vínculo e o respeito entre Guardas e alunos”, ressaltou a diretora.
Programa
O Escola Segura desenvolve há três anos um trabalho pedagógico e disciplinar dentro das escolas da rede municipal de ensino. Por meio de palestras educativas e apresentações teatrais, o programa inclui uma proposta pedagógica e disciplinar, que destaca a igualdade e o respeito ao próximo.
O trabalho é realizado também por meio de rondas, de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h30, em viaturas e motos, para garantir a segurança da comunidade escolar.