Secretaria de Governança
Um sistema de informática desenvolvido pelos funcionários da Secretaria de Saúde de São José dos Campos recebeu o prêmio David Capistrano, no último congresso do Cosems-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo).
O trabalho consiste em uma ferramenta de controle e fluxo de notificação da doença, com o objetivo de organizar e agilizar as notificações de dengue e, ao mesmo tempo, permitir aos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) monitorar e controlar a evolução do paciente. Tudo em tempo real.
O sistema foi desenvolvido pelos funcionários e já está em uso pela Secretaria desde março, facilitando muito o trabalho, já que encurtou significativamente o tempo entre a notificação da doença, o disparo da ação de saúde para o controle do mosquito na área onde reside o doente, até o acompanhamento clínico do doente e sua alta.
Para o secretário da Saúde, o prêmio foi extremamente merecido. “O sistema trouxe qualidade e agilidade ao trabalho da secretaria no combate à dengue. Portanto, eu não tenho a menor dúvida, que está nos ajudando a salvar vidas. Hoje, temos pleno controle de toda a situação de combate à dengue, apenas a um clique, o que trouxe um grande ganho em economia de tempo. Fiquei muito orgulhoso da nossa equipe. Estão todos de parabéns”, disse.
Para a chefe de divisão do Departamento de Informática que coordenou o desenvolvimento do trabalho, a experiência provou que o uso da tecnologia pode sim trazer vários ganhos na guerra contra a dengue.
“Do ponto de vista administrativo, os ganhos foram desde a redução de horas extras para digitação dos dados no sistema, até economia de papel e outros instrumentos administrativos que eram usados na gestão manual do processo. Ficamos muito felizes em contribuir e poder proporcionar esse avanço para a nossa cidade”, disse.
Atualmente, São José dos Campos tem 875 casos confirmados de dengue, dos quais 794 são autóctones e 81 são importados.