Aniversário da Fundhas é comemorado em todas as unidades da instituição
Secretaria de Governança
A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) completou 29 anos de existência nesta quinta-feira (28). A data foi comemorada em todas as 19 unidades, que prepararam várias atividades para as crianças e adolescentes.
O almoço teve um gostinho de festa. As crianças e adolescentes foram presenteados com um cardápio recheado de surpresas. Depois de cantar parabéns para a Instituição, eles ganharam um bolo especial, preparado pelos aprendizes e profissionais da Padaria Escola.
A Equipe Pedagógica da Instituição preparou momentos lúdicos e de aprendizagem para os alunos. Na Unidade Fundhas Sede, as crianças se concentraram com Contação de Histórias, realizada pela equipe do Programa Cuidhar.
“Preparamos momentos especiais para as crianças, são histórias que incentivam o saber e despertam o interesse pela leitura”, explicou a coordenadora do Programa.
Para Jéssica Paiva Machado, de 11 anos, o dia foi interessante e bastante criativo. “Tivemos contação de histórias, eu achei muito legal, adorei participar desse momento. Achei muito bonito. Tivemos também um almoço especial que estava uma delícia. E de sobremesa um bolo para comemorarmos o aniversário dos 29 anos da Fundhas.”
Na Unidade Monsanto, o dia foi de passeio. Crianças e adolescentes visitaram o Sítio do Pica-Pau Amarelo e passaram o dia na companhia dos personagens, Emília, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa e Saci-Pererê.
A Fanfarra da Fundhas também participou de uma tarde diferente em comemoração aos 29 anos da Instituição. O grupo realizou uma apresentação festiva aberta à comunidade, acompanhada do Quinteto de Metal, na Unidade Fundhas Jardim Paulista.
Na região leste do munícipio, a oficina de Circo levou diversão para as crianças e adolescentes da Unidade. A oficina é resultado de uma parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e ocorre uma vez por semana. Foram apresentadas e experimentadas as técnicas de malabarismo de objetos, como bolas, aros, claves e diabolô, equilíbrio de pratos; laços, fitas de ginástica e rola-rola; acrobacias de solo, pirâmides e pernas-de-pau.
Em duas Unidades da Fundhas, os profissionais desafiaram os adolescentes a desenvolver materiais relacionados a História da Fundhas. As Unidades Centro e Novo Horizonte abordaram assuntos como o que é a Instituição, sua história, finalidade, importância para cada criança e adolescente. E os resultados foram diversos, entre eles, elaboração de Mural Temático, Roda de Conversa e Exposições.
Muitas outras atividades foram desenvolvidas durante o dia. Entre elas a temática sobre o Meio Ambiente: “A importância da Educação Ambiental desde a criação da Fundhas” e finalizada com o preparo de uma horta e o plantio de rabanetes. E oficinas diversas, como: pipa, quebra-cabeça, jogos de mesas, Lego, coral, ciranda de roda e informática. Inclusive uma exibição de vídeo documentário elaborado pelas próprias crianças da Unidade Fundhas Eugênio de Melo.
Homenagem à Najla Jamile
As comemorações pelos 29 anos da Fundhas começaram na terça-feira (26) com uma homenagem à professora doutora e assistente social, Najla Jamile Santos de Araújo, que foi presidente da Fundhas entre 1993 e 1996. O prefeito e a atual presidente da Fundhas assinaram decreto que denomina a sede administrativa da Fundhas de “Professora Najla Jamile Santos de Araújo”.
Seu compromisso político e social construiu uma nova concepção sobre o atendimento à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Najla Jamile implantou o ECA na cidade, construiu a sede da Fundhas e outras 12 Unidades da Instituição e da Padaria Escola. Acabou com a varrição dos meninos “cenourinhas”, dos "guardinhas mirins" e da "confecção de doces caseiros" pelas meninas de 7 a 12 anos, na Fundhas.
Najla também criou 32 cursos profissionalizantes para os maiores de 14 anos e o “Direito de Ser Criança”, para crianças entre 7 e 12 anos. A professora faleceu no ano de 2002, deixando ações positivas na vida de muitas famílias de São José dos Campos.
Durante a Solenidade, ocorreu uma homenagem a todos profissionais que trabalham na Fundhas. Eles receberam um certificado parabenizando pelos anos de dedicação à Instituição. E a posse dos novos membros do Visão do Futuro, que representa os familiares e/ou responsáveis das crianças e adolescentes e visa garantir os direitos legais, além da manutenção e do fortalecimento dos vínculos afetivos.
“A Fundhas faz aniversário e o presente são vocês, profissionais que se dedicam dia a dia para que juntos possamos contribuir para uma vida melhora aos nossos meninos e meninas, parabeniza a Diretora Presidente da Fundhas”.
A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente, crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 19 unidades distribuídas nas regiões da cidade.