Secretaria de Governança
A Prefeitura promove em maio palestras de orientação sobre as contribuições para o INSS, voltado para os bolsistas do PIQ - Programa de Incentivo a Qualificação. O ciclo de palestras é em parceria com a Previdência Social de São José dos Campos.
A primeira palestra será nesta terça-feira (3 de maio), das 9h às 12h, no auditório da Casa do Idoso Norte (Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, em Santana) para os bolsistas que trabalham na Regional Norte da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) e Fundhas Norte.
A palestra será ministrada pela assistente social do INSS. A coordenação do PIQ salienta a importância da participação de todos, em especial para aqueles bolsistas que não fazem uso deste recolhimento, pois a orientação será em grupo e individualmente.
Os próximos encontros serão nos dias 5 de maio, na sede da SDS, para bolsistas das áreas administrativas, manutenção e limpeza; 10 de maio, no auditório do Secretaria de Meio Ambiente (Parque da Cidade), para bolsistas da Fundação Cultural, Arquivo Municipal, Casa do Jovem e Fundo Social; 12 de maio, no auditório do CEDEMP, para bolsistas da Secretaria de Educação.
As palestras continuam no dia 17 de maio, no CRAS-Centro, para bolsistas da SSM-Centro, Integra, Procon, Cartório, CRAS Centro e CREAS Centro. No dia 19 de maio, o encontro será na sede da Fundhas, para bolsistas da Fundhas, Centro da Juventude, Secretaria de Esportes e Regional Satélite-Sul; e no dia 24 de maio, na Casa do Idoso Leste, para bolsistas da SSM-Leste.
O PIQ é um programa social de incentivo à qualificação, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com objetivo de proporcionar ocupação, qualificação profissional e auxílio financeiro (bolsa-auxílio) para a população de baixa renda e desempregada de São José dos Campos.
Atualmente, cerca de 1.300 pessoas participam do programa, que tem a parceria da Fundhas, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Serviços Municipais e Senac. Além dos cursos, os bolsistas do PIQ recebem bolsa auxílio no valor de R$ 811 e vale-alimentação de R$ 100.