Boa Esperança, região leste, entra para o mapa oficial de São José
30/04/2016
Moradores do Boa Esperança 1, 2 e 3 recebem títulos de posse de imóveis
Moradores da comunidade do Boa Esperança 1, 2 e 3, região leste, receberam neste sábado os títulos de posse de seus imóveis Foto: Claudio Capucho/PMSJC

Secretaria de Governança

 Após quase 30 anos de espera, os cerca de 1.300 moradores dos bairros Boa Esperança 1, 2 e 3, região leste de São José, celebraram na manhã desse sábado (30) a entrega dos títulos de posse que garantem o direito à propriedade para todos os 255 imóveis da localidade.

A entrega aconteceu no próprio bairro e contou com a presença do prefeito, vereadores, lideranças comunitárias e cerca de 300 moradores.

Além de garantir o direito à propriedade para o morador e seus familiares, a regularização do bairro promove a inclusão social da comunidade e cidadania aos seus moradores, que passam a poder receber melhorias por parte da prefeitura, além de ter acesso a serviços como correios, internet, entre outros. 

Dona Iraci Silvério, de 78 anos, foi a quarta moradora a se estabelecer no local, há 26 anos. Ela tem orgulho de dizer que construiu sua casa com a força do trabalho das próprias mãos, junto com os familiares. Ao lado do irmão, ela foi acompanhar a cerimônia de entrega do documento que imaginava não viver para ver.

“Aqui era só matagal quando eu cheguei e tudo veio vindo devagar, mas não achei que fosse viver para ver o dia que em que a gente iria conseguir o documento. Estou muito feliz, muito satisfeita”, disse.

Wesley Júnior de Oliveira, 40 anos, que trabalha como montador de forros, explica que a família chegou ao bairro há cerca de 20 anos e que, sem condições financeiras de construir uma moradia em outro local, aceitou comprar um terreno no bairro.

Para ele, a entrega dos títulos representa a garantia de que o trabalho de uma vida pela casa própria não foi em vão. “Agora, tendo o documento, é uma segurança. Agora a gente pode dizer: é meu”, afirmou.

Antipoeria

Além dos títulos de posse, os moradores tiveram outra boa notícia durante a manhã de sábado. O prefeito agendou uma reunião na comunidade para falar sobre a implantação do Antipoeira em todas as ruas do bairro. Dependendo do resultado da reunião, o serviço terá início imediato.

Cidadania

Desde janeiro de 2013, quando a Prefeitura de São José implantou o programa de Regularização Fundiária, 19 bairros foram atendidos, beneficiando cerca de 17,5 mil moradores.

A Prefeitura está aguardando aval da Câmara para atender outras três comunidades, por meio de projeto de lei que autoriza a regularização de 314 moradias, nos bairros: Vila Leila, na zona norte (34 moradias), Ebenezer 1 e 2, na zona leste (130) e Torrão de Ouro 3, na zona sul (150 moradias).