Secretaria de Governança
A Prefeitura de São José dos Campos entregou neste sábado (30) a conclusão da Operação Antipoeira no bairro Águas da Prata, região leste do município. A solenidade teve a presença do prefeito, outras autoridades e lideranças de bairro.
A equipe da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) aplicou o revestimento em 700 metros na Rua Benedito Pedroso de Andrade. Também foram realizados serviços de drenagem com implantação de galerias de águas pluviais e serviço de terraplanagem.
“Sempre nos preocupamos em arranjar uma forma de melhorar a vida das pessoas e foi daí que nasceu o antipoeira, que hoje é um programa do governo. Quem não entende o programa é quem nunca sofreu dificuldade na vida. Eu sei o que é rua esburacada, hoje, podemos ver a alegria das pessoas podendo contar com qualidade de vida no seu bairro”, disse o prefeito.
“Nunca nenhum prefeito esteve aqui no bairro olhando por nós, só temos a agradecer por tudo que a prefeitura tem feito aqui na nossa região”, disse Francisco de Assis, aposentado, morador do bairro há 17 anos.
A Operação Antipoeira, que só pode ser realizada em dias de sol, consiste na aplicação de um composto com óleo de xisto em vias de terra. O revestimento impermeabiliza o local, eliminando a poeira e a lama. Embora tenha aparência semelhante a uma pavimentação convencional, o material não é asfalto.
“Melhorou muito o bairro. Agora, parece um sonho. Eu já cheguei a cair de tanto buraco que tinha na rua, minha enteada que é cadeirante quando chovia muito não podia ir na escola porque a van não conseguia chegar aqui, agora tudo mudou”, afirmou Maria Bernardete, dona de casa, moradora há 18 anos do Águas da Prata.
Antipoeira
Na região norte, a SSM já aplicou o produto no bairro dos Freitas, Canindu e Chácaras Havai. Na zona leste, a Operação Antipoeira foi concluída no Santa Helena e Águas da Prata.
O prefeito também acompanhou hoje o trabalho do antipoeira no bairro Capuava. A aplicação do produto no bairro teve início no dia 14. A equipe da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) iniciou o trabalho na Rua Costa Rica. A Operação Antipoeira também passou pelas Ruas: Belize (200 m), El Salvador (180 m), Honduras (180 m), Nicarágua (170 m) e Costa Rica (590).
Na Estrada do Capuava (Avenida A), utilizada como corredor de ônibus, o produto também já está sendo aplicado.