Secretaria de Governança
Diversas crianças tiveram uma manhã de muito futebol, neste sábado (30), em um torneio de futebol organizado pelo programa Atleta Cidadão, no Centro Esportivo do Vale do Sol. Foram disputados campeonatos na categoria sub-10 e sub-12, com a participação de mais de 70 garotos.
O torneio teve por objetivo divulgar o nome do programa para todas as regiões da cidade, mostrando o trabalho que é desenvolvido, além de captar novos talentos para que façam parte das equipes que irão representar o Atleta Cidadão e a cidade nos mais importantes campeonatos de categorias de base.
Segundo o gestor do Atleta Cidadão, o principal intuito do torneio é aproximar as escolas que trabalham com futebol e o programa. “Queremos olhar como está a formação da modalidade no município, fazer um parâmetro geral. O Atleta Cidadão trabalha muito com estatísticas e dados, e acompanhar esta garotada de perto ajuda muito nisso” comentou.
Tanto na categoria sub-10, quanto no sub-12, o campeão foi a escola de futebol Esplanada Society. Os outros participantes foram o Colégio Anchieta, a Escola Estadual Professor José Frederico Marques e as escolinhas de futebol da Prefeitura, dos bairros São Judas e Vale do Sol.
Entre os meninos até 10 anos, o artilheiro do torneio foi Gabriel, da escolinha do São Judas, enquanto na categoria sub-12, quem fez mais gols foi Lucas, do Esplanada Society. Entre os goleiros que menos sofreram gols, os vencedores foram todos da escola campeã. No sub-10, o prêmio foi dividido entre Henrique e Bruno Torres, e na categoria até 12 anos a premiação foi para Rafael.
Quem teve a oportunidade de participar do torneio gostou da manhã repleta de futebol, como é o caso de César, de 9 anos, que jogou pela escolinha do São Judas. “Eu gosto muito de jogar bola e sempre é legal participar com os meus amigos e professores para aprender mais”, comentou o garoto, que estava acompanhado do pai, o comerciante Fernando César, que também gostou da iniciativa. “Meu filho nem dormiu nesta noite de tão ansioso que estava pelo torneio, fico feliz em ver esse ânimo dele” disse o pai.
Paulo Marcelo, pai de João Guilherme, do Colégio Anchieta, também aprovou o torneio e falou do quanto fica satisfeito ao ver seu filho praticando esportes. “Fiquei surpreso com o entusiasmo do meu filho para o torneio. Sinto que ele está demonstrando interesse em algum esporte e o futebol é o que está chamando a atenção dele. Estou gostando muito do que estou vendo”, destacou Paulo.
Mantido pela Prefeitura, o programa Atleta Cidadão atende mais de mil alunos de 7 a 17 anos, que formam as equipes das categorias de base de 19 modalidades.