População em situação de rua é tema de seminário regional
02/05/2016

Secretaria de Governança

Com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, a Universidade de Taubaté (Unitau) realiza nesta quinta-feira (5) o Seminário Regional “Da Invisibilidade ao Reconhecimento: Políticas Públicas para a População em Situação de Rua”. O evento será das 8h às 16h, no Departamento de Ciências Jurídicas da Unitau (Parque Dr. Barbosa de Oliveira, 285 - Centro, Taubaté).

Na ocasião, representantes do poder público e da sociedade civil debaterão os avanços, conquistas e estratégias de ação para aprimorar o atendimento deste segmento da população na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

A mesa de abertura reunirá representantes da Prefeitura, Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Prefeitura de São José dos Campos, Conselho Regional de Serviço Social, Conselho Regional de Psicologia, Ministério Público e Defensoria Pública.

A primeira Mesa, das 9h30 às 10h30, debaterá o tema “Contextualização da Política Nacional para a população em situação de rua”, reunindo Alderon Pereira da Costa (Ouvidor Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo) e Carlos Alberto Ricardo Júnior (Coordenador Geral dos Direitos da População em Situação de Rua e Coordenador do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua).

A segunda Mesa, das 10h30 às 11h30, trará como tema: “Conhecendo a realidade da população em situação de rua”, com palestras de Magdalena Alves (Consultora da MMA), Valéria Gonelli (Secretária de Desenvolvimento Social de São José dos Campos) e mediação de Elisa Maria Andrade Brisola, professora doutora da Unitau.

Na parte da tarde, das 14h às 16h, o encontro trará a apresentação das experiências e serviços dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, com mediação de Adriana Davoli Arizono, professora mestre da Unitau.

Representantes da Prefeitura de Taubaté falarão sobre “Os desafios da implementação do Centro Pop”; a Prefeitura de Jacareí abordará “A metodologia de trabalho do Centro Pop” e a Prefeitura de São José dos Campos apresentará o Serviço Especializado em Abordagem Social desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social.