Documentário sobre a Mantiqueira' é exibido na Casa de Cultura Júlio Neme
02/05/2016
Paisagens da Mantiqueira
Além da riqueza natural, são retratados os moradores da serra, tropeiros, violeiros, contadores de histórias e agricultores, entre outros Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Registrar a natureza, a cultura, a história e os moradores da Serra da Mantiqueira em busca da identidade da região. Esse é o argumento do documentário “Caminhos da Mantiqueira”, que será exibido nesta terça-feira (3), às 19h, na Casa de Cultura Júlio Neme (Praça Cônego Manzi, s/nº – São Francisco Xavier). A entrada é gratuita.

O documentário de Galileu Garcia Junior é um 'road movie', resultado de uma expedição de 35 dias para conhecer quase 40 cidades em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nesse percurso estão estradas, vales, cumes, florestas e parques desse pedaço relativamente desconhecido de muitos brasileiros.

Além da riqueza natural, que é debatida no filme por geógrafos, ambientalistas e biólogos, os aspectos culturais e populares, são retratados os moradores da serra, tropeiros, violeiros, contadores de histórias e agricultores, que mantém viva as tradições, as lendas e episódios que fazem parte da história da região.

O filme foi produzido a partir do financiamento da Gerdau e do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de São Paulo (ProAc), que amplia a diversificação da produção artística e aumenta as formas de circulação de bens culturais em todo o estado.

Com 35 anos de carreira e mais 15 filmes de curta-metragem, este é o primeiro longa-metragem de Galileu Garcia que é cientista social e fotógrafo, ofícios que complementam a sua direção no cinema. Dentre seus trabalhos como fotógrafo, ele fez em 2007 a exposição “Raízes”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo.