Secretaria de Governança
A Prefeitura de São José dos Campos aplicou 51.353 doses da vacina contra Influenza (H1N1) no sábado (30), dia D da vacinação. O número representa cerca de 79% do total de 64 mil doses recebidas pelo município para o início da campanha.
O número de pessoas imunizadas corresponde a 38,56% do público-alvo, que é de 132.376 pessoas. Este é um recorde de pessoas imunizadas em um único dia. No ano passado, no dia D foram vacinadas 26 mil pessoas.
Em razão da grande procura, em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) as doses já faltavam nesta segunda-feira (2). E as unidades onde não chegou a faltar, os estoques estavam bem baixos.
São José aguarda agora a reposição dos estoques para reabastecer as unidades. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o município deve receber mais 55.900 doses da vacina, no final da tarde desta segunda-feira (2).
“Se a previsão se confirmar e recebermos as vacinas, os estoques serão repostos e as unidades já voltarão a aplicar as vacinas nesta terça-feira (3)”, disse a coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura.
Em 13 unidades faltaram vacinas na tarde desta segunda-feira: Vila Tesouro, Limoeiro, Centro I, Centro II, Detroit, Morumbi, Oriente, Jardim da Granja, Putim, Santa Inês, Majestic, Santa Hermínia e Jardim Primavera.
Para o secretário de Saúde não há motivo para pânico. “Temos a garantia de que receberemos as doses necessárias para imunizar toda a população de risco. A campanha ainda vai até o dia 27 de maio. Não há motivo para preocupação”, disse.
Devem tomar a vacina as crianças de seis meses a menores de 5 anos, as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto e pessoas portadoras de doenças crônicas.
Para os doentes crônicos, a vacinação começa a partir do dia 9, por determinação do Governo do Estado. É imprescindível levar uma solicitação médica que especifique o problema de saúde. Também pode ser apresentada a última receita médica com a prescrição de medicamentos de uso contínuo que comprove o problema de saúde.
A influenza é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A e a vacina tem poucas contraindicações. Pacientes em estado febril grave não devem tomar a vacina, assim como pessoas que apresentaram reações anafiláticas após ingestão de ovo, em doses de vacinas anteriores ou a qualquer componente da vacina. Ela pode ser aplicada simultaneamente com qualquer medicamento ou outro tipo de vacina e não dá gripe nem provoca eventos adversos graves.
O período de incubação da influenza varia em média de um a quatro dias, porém pode chegar a sete dias. O período de transmissão em adultos ocorre entre 24 horas antes do início dos sintomas e dura até três dias após o final da febre, o que em média é um período de sete dias no total. Nas crianças, o período de transmissão é mais longo, podendo durar de dez a 14 dias.