Secretaria de Governança
Um grupo de 60 guardas civis municipais participou de uma formação sobre meio ambiente, realizada na segunda-feira (2) na base de Policiamento Preventivo, instalada no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em Santana.
A capacitação foi voltada para os guardas veteranos da corporação e faz parte da formação da classe distinta, que compõe o plano de carreira da categoria. As orientações do módulo Educação Ambiental e Prevenção de Danos Ambientais foram ministradas por técnicos e diretores da Secretaria de Meio Ambiente (Semea).
Os guardas receberam orientações sobre a política ambiental do município e programas específicos nas áreas de gestão de resíduos sólidos, arborização urbana, educação ambiental e agenda ambiental na Administração Pública (A3P).
De acordo com o GCM 2ª Classe, Carlos Jonatas Santos da Cruz, a guarda civil municipal tem poder de polícia administrativa e, por isso, atua também em questões ligadas ao meio ambiente, auxiliando a fiscalização municipal. “O guarda municipal precisa ter esse conhecimento mais abrangente para cumprir sua atribuição. Ele é o agente mais próximo da comunidade e passa ser uma referência para a resolução de problemas”, destacou.
Para o Inspetor Regional Devair Pietraroia da Silva, o treinamento foi muito importante. “O curso está sendo muito interessante e produtivo. Estamos tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas com as quais nos deparamos no dia a dia”, destacou Devair.
A educadora ambiental da Secretaria de Meio Ambiente observou o interesse dos participantes. “Essa sensibilização é fundamental para que os guardas sejam aliados na preservação do meio ambiente, com ações educativas e preventivas.”
A Guarda Civil Municipal tem um grupo de aproximadamente 320 guardas, entre homens e mulheres. Possui sete inspetorias espalhadas em todas as regiões de São José, tendo como principal aliado o Centro de Operações Integrada (COI), que gerencia o sistema de monitoramento das câmeras de vigilância da cidade.