Secretaria de Governança
O manguebeat será o ritmo de mais uma edição do projeto Bar de Quinta, no Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana). A apresentação desta quinta-feira (5), a partir das 20h30, será da banda joseense Voadora do Saci, como um tributo em memória da banda pernambucana Nação Zumbi e ao seu antigo líder Chico Science, que completaria 50 anos em 2016. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.
A Voadora do Saci é formada pelos amigos Daniel Megda (voz), Daniel Paiva (baixo), Célio Esmério (guitarra), Diego Oliveira (bateria), Saulo de Paula (percussão), Benni Chelucci (alfaia), Charles Cordeiro (alfaia) e Dom de Oliveira (alfaia), que se reuniram em 2014 para celebrar os 20 anos do álbum “Da Lama ao Caos”, lançado por Chico Science e Nação Zumbi em 1994.
Os músicos lembrarão canções como “A Praieira”, “Computadores Fazem Arte”, “Lixo do Mangue”, “Rios, Pontes & Overdrives”, entre outras do segundo álbum, Afrociberdelia, que inclui a faixa “Maracatu Atômico”.
O movimento manguebeat surgiu em Recife no início da década de 1990 e trouxe uma nova proposta à cena cultural do estado ao misturar elementos da cultura regional, como o maracatu rural, com a cultura pop, o rock'n roll e o hip-hop.
A estética também era um importante elemento do estilo. Os figurinos sempre estampados e acessórios como chapéus de palha, óculos escuros, colares coloridos e tênis. Chico Science, um dos líderes do movimento, faleceu em 1997, aos 29 anos.
O Bar de Quinta é um projeto da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), que se integra aos diversos movimentos do circuito cultural realizado nas mediações do antigo complexo da Tecelagem Parahyba, levando música e arte ao espaço.
A próxima edição será na quinta-feira (19), às 20h30, apresentando a banda John John Blacksmith.