Guardas flagram roubo e vítima recupera celular
03/05/2016

Secretaria de Governança

Um adolescente de 16 anos foi flagrado na manhã desta terça-feira (3) roubando um celular na Vila Industrial, região leste de São José dos Campos. A ação ocorreu em frente à sede da Guarda Civil Municipal (GCM) e dois guardas, que presenciaram a cena, efetuaram a apreensão do adolescente, que foi encaminhado para a Delegacia da Infância e da Juventude (Diju).


“Quando vimos a ação, saímos na captura do rapaz e acionamos o Centro de Operações Integradas (COI) para pedir uma viatura de apoio”, disse a GCM Sandra Regina Sabino, que estava na guarita da sede, com mais um guarda.


A vítima, de 17 anos, estava parada em uma calçada e mexia no celular enquanto aguardava por colegas para um ensaio de teatro. Ele digitava uma mensagem, quando levou um chute e teve o aparelho roubado. O adolescente que praticou o roubo foi seguido e abordado pelos guardas e, com a chegada de uma viatura de apoio, levado para a delegacia.


"Hoje, é muito comum as pessoas digitarem mensagens de texto ou mesmo falarem ao celular enquanto caminham, e sem saber se tornam vítimas potenciais, não só pela distração, mas pelo bem que carregam", disse o GCM 1ª Classe Francisco Silva de Souza, que atendeu a ocorrência. A vítima teve seu celular devolvido.


Dicas de segurança


O comandante da Guarda Civil Municipal, Alex Alexandre da Silva Santos, alerta ainda que esta prática torna as pessoas vulneráveis não só a roubos, mas também a acidentes no trânsito. "A distração das pessoas enquanto mexem no celular, seja andando na rua ou dirigindo um veículo, eleva o risco de acidentes, como uma colisão, queda, esbarrão, e é nessa hora que os roubos acontecem, sem que, muitas vezes, as vítimas percebam", disse o comandante.


Para evitar situações como esta, a Guarda Civil Municipal elencou algumas dicas para auxiliar o cidadão: não deixar o celular à mostra em ruas de grande movimento e no transporte público; em bares, restaurantes, cafeterias e casas noturnas, jamais deixar o aparelho sobre a mesa ou balcão; ter cuidado ao atender chamadas em vias públicas; jamais deixar o celular à mostra no interior de veículo, instalar programa rastreador, pois em caso de subtração aumenta a possibilidade de localizar o criminoso.