Prefeito visita obras na Residência Olivo Gomes no Parque da Cidade
03/05/2016
 A obra está modernizando desde os sistemas elétrico e hidráulico até a recuperação da alvenaria, forro, piso e pintura interna e externa
A obra está modernizando desde os sistemas elétrico e hidráulico até a recuperação da alvenaria, forro, piso e pintura interna e externa Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

O prefeito de São José dos Campos visitou na tarde desta terça-feira (3) as obras de manutenção e conservação da Residência Olivo Gomes, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em Santana. Além do prefeito, participaram da visita secretários municipais, vereadores e membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de São José dos Campos.


A obra, iniciada pela Prefeitura em outubro de 2015, está promovendo melhorias em toda edificação, desde a modernização dos sistemas elétrico e hidráulico, recuperação da alvenaria, forro, piso, esquadrias e revestimento, até a pintura interna e externa.


A primeira etapa dos trabalhos correspondeu à descupinização das estruturas em madeira e móveis. Na segunda fase, foi realizada a modernização das instalações elétricas, seguindo-se à recuperação do sistema hidráulico.


As esquadrias receberam tratamento para que portas e janelas voltassem a deslizar normalmente. A alvenaria recebeu reparos, o forro e o piso do imóvel também foram tratados e os painéis artísticos de Burle Marx passarão por processo limpeza. A fase atual dos trabalhos corresponde à pintura interna e externa da residência, resgatando as cores do projeto original.


Essas obras trarão condições para que a Residência, que passou anos fechada, possa ser reaberta à visitação pública. A iniciativa se soma a um conjunto de melhorias na infraestrutura do Parque da Cidade Roberto Burle Marx, que em 2016 comemora 20 anos de existência.


Durante a visita, o prefeito parabenizou os órgãos envolvidos no projeto e relembrou a importância da desapropriação da área transformada em Parque, à época, pela Prefeita Ângela Guadagnin.


“O Parque da Cidade foi uma conquista muito importante para São José e é muito importante a gente resgatar e investir neste espaço. O sentido de recuperar um bem que tem valor histórico, cultural e artístico é justamente para que as pessoas possam utilizar, frequentar, apreciar, e esta casa é uma verdadeira obra de arte”, destacou.


A obra está sendo executada pela Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC). A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em junho.


Residência Olivo Gomes


A Residência Olivo Gomes é um ícone da arquitetura modernista, protegida por legislação municipal e tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) do Estado de São Paulo.


O imóvel foi construído em 1951, com projeto do escritório Rino Levi Arquitetos Associados. Representante da terceira fase do modernismo brasileiro, a casa possui grandes vãos para a circulação interna. Seu mobiliário foi projetado exclusivamente como divisória interna pelo arquiteto e moveleiro Zanine Caldas. Destacam-se ainda no prédio a escada em caracol e painéis de azulejos de Roberto Burle Marx.