Comissão discute a integração da A3P à política de resíduos sólidos
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
O Grupo de
Trabalho “Diretrizes de Sustentabilidade” discutiu a integração da Agenda A3P (Agenda
Ambiental na Administração Pública) à Política Municipal de Resíduos Sólidos. A
reunião ocorreu nessa terça-feira (3), na Secretaria de Meio Ambiente (Semea)
de São José dos Campos.
No
encontro, o diretor de Gestão Ambiental da Semea, falou sobre as diretrizes e metas previstas no plano e as ações que
devem ser internalizadas pelos órgãos municipais. Além disso, ele apresentou o Plano
Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) oficializado por
meio do Decreto 16.762 de 10 de dezembro de 2015).
Promover a
gestão adequada dos resíduos sólidos é um dos eixos temáticos da A3P, agenda
que internaliza a responsabilidade socioambiental nas atividades do Poder
Público. Assim passam a ser priorizados compromissos como reforçar o consumo
consciente, reduzindo o desperdício e a geração excessiva de lixo, promover a
separação adequada dos materiais recicláveis e destiná-los para as cooperativas
de catadores.
Na
administração municipal, diversas secretarias já utilizam canecas e garrafas no
lugar de copinhos descartáveis, reduzindo a quantidade de lixo gerado, além de
outras medidas para a economia de recursos naturais.
Outra
estratégia importante do PMGIRS é garantir que os órgãos da administração
municipal realizem gradativamente a compostagem de resíduos orgânicos,
desviando este volume de material do aterro sanitário. Por meio de medidas
simples, o lixo orgânico se transforma em adubo para nutrir hortas e jardins. A
Secretaria de Meio Ambiente, o Parque da Cidade Roberto Burle Marx e a
Secretaria de Serviços Municipais já incorporaram a prática ao seu dia a dia.
A comissão
A3P é formada por membros da Secretaria de Governo, Obras, Administração,
Educação, Saúde, Transportes, Serviços Municipais. A missão do grupo é elaborar
estratégias para implantação da agenda, por meio da sensibilização dos
servidores e da estruturação de núcleos em cada pasta.
De acordo
com a metodologia do programa, estas comissões devem desenvolver o diagnóstico
do ambiente de trabalho, a construção de um plano de ações local e a adoção de
instrumentos para monitoramento e avaliação dos resultados.
Programa A3P
A Agenda
Ambiental A3P visa internalizar a responsabilidade socioambiental na gestão
pública, por meio da adoção progressiva de critérios de sustentabilidade. A A3P
é um Programa do Ministério do Meio Ambiente, instituído na Prefeitura de São
José dos Campos por meio do Decreto 15.921, de 5 de junho de 2014.
A A3P é
desenvolvida a partir de 6 eixos temáticos: Uso racional dos recursos naturais
e bens públicos; Gestão adequada dos resíduos gerados; Qualidade de vida no
ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação dos servidores; Compras
Públicas Sustentáveis; Construções Sustentáveis.
Mais
informações sobre a A3P estão na página da Secretaria de Meio Ambiente, no
site da Prefeitura de São José dos Campos.