Guarda Civil Municipal inicia curso de promoção interna na corporação
04/05/2016

Secretaria de Governança

Um grupo de 60 guardas civis municipais de São José dos Campos participa até o fim do mês de um curso para promoção interna na corporação. A formação, que teve início nesta semana, ocorre na sede da 4ª Inspetoria da Guarda Civil Municipal (GCM), instalada no Parque da Cidade, em Santana (norte).

A realização deste curso atende determinação legal. A lei complementar 578, aprovada em abril deste ano, alterou lei de 2008 e criou o novo plano de carreira Guarda Civil Municipal. Entre outros aspectos, o documento determina a realização de novos cursos de formação para a corporação.

“Este curso faz parte da continuidade do novo plano de carreira, algo positivo para a corporação, mas também para a população, que terá profissionais ainda mais qualificados para garantir a segurança de todos”, disse o comandante da Guarda.

As vagas são para GCM Classe Distinta, que serão ocupadas por guardas que hoje estão no cargo de GCM 1ª Classe. Nesta nova função, os guardas poderão comandar subinspetorias, coordenar equipes de serviço, realizar rondas periódicas em postos, além de prestar apoio geral à corporação.

Os selecionados foram aprovados em exames laboratoriais e clínicos, apresentaram aptidão física e bom comportamento. Após o curso, que inclui aulas teóricas, o grupo passará por avaliação final para posterior homologação do novo cargo.

Entre as disciplinas em estudo estão: Educação Ambiental, Estatuto do Idoso, Proteção e Apoio a Pessoa Portadora de Necessidades Especiais, Posturas Municipais, Mediações de Conflitos, Policiamento Comunitário, Estatuto da Criança e do Adolescente, Violência Doméstica, Discriminação e Diversidade Sexual.

A primeira aula, sobre Educação Ambiental e Prevenção de Danos Ambientais, foi ministrada por técnicos e diretores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura. Os guardas receberam orientações sobre a política ambiental do município e programas específicos nas áreas de gestão de resíduos sólidos, arborização urbana, educação ambiental e agenda ambiental na Administração Pública (A3P).