Secretaria de Governança
A Secretaria da Saúde iniciou a vacinação contra a gripe de 2.292 pacientes acamados, atendidos pela rede municipal de saúde. Apoiadoras da Secretaria da Saúde e funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que acompanham os pacientes, se organizaram e a previsão é vacinar todo esse grupo de pacientes até esta sexta-feira (6).
“Os pacientes acamados atendidos pelas unidades básicas são pacientes com a saúde bastante fragilizada e com limitações de locomoção. Por isso, todos receberão a dose da vacina. As equipes fizeram uma força tarefa e já iniciaram as visitas a todos os pacientes para aplicar a dose”, disse a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB).
Até segunda-feira (2), São José dos Campos já havia vacinado 57.358 pessoas dos grupos de risco. O número representa 48,03% do público-alvo. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população com mais risco de agravamento da doença.
Já os pacientes com doenças crônicas começam a ser vacinados na segunda-feira (9), em todas as unidades básicas da cidade. O município recebeu esta semana mais 55.900 doses da vacina do governo do Estado e todas as unidades de saúde estão abastecidas.
“É muito importante que a população que está no grupo de risco procure os postos de saúde e tomem a vacina. A imunização é importante e, para a população mais fragilizada, pode salvar vidas”, disse o secretário de Saúde.
São José dos Campos tem hoje 156 casos suspeitos de H1N1, dos quais 33 já foram descartados (exames chegaram com resultado negativo). Entre os casos suspeitos há duas mortes sendo investigadas.
Nesta quarta-feira (4), há na cidade 25 pacientes internados, em 4 diferentes hospitais da cidade, com suspeita da doença: 3 no Hospital Municipal, 16 no Hospital São José, 4 no Policlin e 2 no Pró-Infância.