Secretaria de Governança
A Casa de Cultura Santo Onofre (Rua Roberto Cruz, 100 – Jardim Santo Onofre) abre a partir deste sábado (7), das 15h às 17h, um espaço de encontro de calangueiros e violeiros da região. A roda aberta a todos interessados nas manifestações populares será comandada pelo mestre Jesus Pereira de Lima.
Com o objetivo de propiciar a troca de experiências, mostrar as composições e valorizar a cultura caipira, o evento também lembrará o centenário do mestre calangueiro Ernesto Villela, principal expoente do calango em São José, que tem hoje Jesus como principal representante.
Os dois calangueiros foram contemplados pelo prêmio Mestre Cultura Viva, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, pela colaboração na difusão da expressão. Os encontros também serão realizados nos sábados 21 e 28 de maio.
O calango é um ritmo musical típico da cultura rural do estado do Rio de Janeiro e se espalhou por outras cidades do Vale do Paraíba. Geralmente, envolve canto e dança em jogos de versos improvisados, e são tocados em bailes e festas.