Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A população em situação em rua foi tema de um seminário regional promovido pela Universidade de Taubaté (Unitau), com apoio da Prefeitura de São José dos Campos. O evento, realizado no Departamento de Ciências Jurídicas da Unitau nesta quinta-feira (5), reuniu cerca de 120 pessoas.
O tema do Seminário foi “Da Invisibilidade ao Reconhecimento: Políticas Públicas para a População em Situação de Rua”. Representantes do poder público e da sociedade civil debateram os avanços, conquistas e estratégias de ação para aprimorar o atendimento deste segmento da população na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
Estiveram presentes representantes de 14 cidades da região, além de diversas pessoas em situação de rua, atendidas pelos programas da Prefeitura de São José dos Campos, ex-moradores de rua e profissionais que atuam nos serviços.
Entre os debatedores, o ouvidor geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo abordou a “Contextualização da Política Nacional para a população em situação de rua”, especialmente em São Paulo. “É importante contar com a presença da população em situação de rua, não discutir a política para eles, mas sim com eles”, afirmou. “É importante vocês acreditarem no ser humano que está em vocês”, disse aos presentes.
A secretária de Desenvolvimento Social de São José dos Campos também participou da mesa, e fez um histórico da criação da política pública para este segmento.
A segunda Mesa de debates trouxe a consultora Magdalena Alves, que abordou o tema: “Conhecendo a realidade da população em situação de rua”. Ela detalhou a metodologia do censo da população de rua realizado pela Prefeitura de São José dos Campos no final do ano passado.
O encontro foi encerrado com a apresentação das experiências e serviços dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Representantes da Prefeitura de São José apresentaram o Serviço Especializado em Abordagem desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social; Taubaté abordou “Os desafios da implementação do Centro Pop” e a Prefeitura de Jacareí detalhou “A metodologia de trabalho do Centro Pop”.