Defesa Civil orienta evitar ocorrências de fogo na estiagem
06/05/2016
Defesa Civil orienta população a evitar ocorrências de fogo na estiagem
De janeiro a abril deste ano o órgão atendeu 235 ocorrências de fogo em mato, mais do que dobro neste mesmo período no ano de 2015 Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Com o início estiagem, a Defesa Civil de São José dos Campos volta sua atenção para este período de baixa umidade do ar, provocada pela menor frequência de chuva, o que amplia a incidência de focos de incêndio, em virtude da seca. De janeiro a abril deste ano o órgão atendeu 235 ocorrências de fogo em mato, mais do que dobro neste mesmo período em 2015, quando foram anotados 110 casos.

Esta semana oito agentes da Defesa Civil participaram por dois dias de uma Oficina Preparatória para a Operação Estiagem. A capacitação, que ocorreu em Lorena (SP), foi ministrada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) e teve como objetivo orientar e reciclar os agentes que atuam de forma preventiva frente aos problemas típicos deste período.

“Sabemos que alguns incêndios são provenientes de fatores naturais, mas a população também pode contribuir evitando queimadas, que causam prejuízos ao meio ambiente e também à saúde das pessoas”, disse o engenheiro e coordenador da Defesa Civil.

Durante a oficina, foi abordado o trabalho de fiscalização de queimadas e incêndios, além do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

A Operação Estiagem da Defesa Civil é realizada entre os meses de maio e agosto, quando a incidência de fogo é ampliada pelo tempo seco, falta de chuva e o calor excessivo, provocado pela radiação solar. Para atendimentos emergenciais o acionamento à Defesa Civil deve ser feito pelo telefone 190 e ao Corpo de Bombeiros pelo 193.

Dicas para evitar o fogo no mato:

- não jogar bitucas de cigarro em locais onde haja vegetação.
- latas de metal e garrafas de vidro também não podem ser jogadas em qualquer lugar, são materiais que esquentam com muita facilidade e podem causar queimadas.
- em rodovias, não descartar lixo pela janela do carro, além da sujeira, alguns materiais são geradores de combustão.
- em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais sem vegetação e fios de alta tensão; fazer próximo a um rio.
- os balões também são um dos maiores causadores de queimadas, não soltá-los é uma maneira de evitá-las.
- terrenos com vegetação devem ser limpos por meio de carpina e nunca colocando fogo no mato, que pode espalhar as chamas com o vento e causar incêndios de grande proporção.