CMDCA e Prefeitura mobilizam sociedade contra exploração sexual de criança
06/05/2016

Secretaria de Governança

 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) vai promover ações de conscientização e mobilização referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. Os eventos estão programados para ocorrer entre os próximos dias 15 e 18, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), e da Fundhas.

No dia 15, às 8h30, ocorre a 3ª Caminhada “Faça Bonito”, com saída e chegada no Parque Vicentina Aranha, terminando com um show musical. Nos dias 16 e 17 serão realizadas atividades de conscientização nos territórios dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centros de Referência Especializado de Assistência Social)

E no dia 18, das 8h às 12h, será realizado o 3º Encontro Municipal “Todos Unidos contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, no Cedemp – Centro de Educação Empreendedora – Rua Tsunessaburo Makiguti, 157, Floradas de São José.

O objetivo da campanha é mobilizar e convocar a sociedade a se engajar no combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes, bem como na defesa dos seus direitos. A intenção é estimular e encorajar as pessoas a denunciar ou revelar situações de abuso e violência sexual. Dois dos canais para receber denúncias desta natureza são os telefones Disque 100 (nacional) e 153 (municipal).

Em São José dos Campos, a rede de proteção conta com a atuação das Secretarias de Desenvolvimento Social, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e rede de abrigos, Saúde, Promoção da Cidadania e Fundhas. O trabalho é agregado por órgãos parceiros como o Conselho Tutelar, a Vara da Infância e Juventude, Defensoria Pública e a Delegacia de Defesa da Mulher.

Origem do dia 18 de Maio

No dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), a menina Araceli Santos foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a Nação, ficando conhecido como "Caso Araceli".