Trecho da Rui Dória terá rede subterrânea de cabeamento
09/05/2016
Trecho da Rui Dória terá rede subterrânea de cabeamento
Os trabalhos estão concentrados agora no aterramento de toda a fiação elétrica entre a Rua Sebastião Humel e Travessa João Dias Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

As obras de modernização e requalificação da Rua Rui Dória, no centro de São José, avançaram nesta semana para uma nova fase. Os trabalhos estão concentrados agora no aterramento de toda a fiação elétrica entre a Rua Sebastião Humel e Travessa João Dias, liberando as interferências visuais em frente ao Cine Teatro Benedito Alves, que está sendo reformado, e da orla do Banhado.

Os serviços estão sendo executados com acompanhamento da concessionária responsável pela distribuição de energia na cidade e respeitando todas as normas de segurança e urbanísticas do município. Em um trecho de aproximadamente cem metros, quatro postes serão retirados para que seus cabos e equipamentos elétricos funcionem dentro de um sistema subterrâneo.

Neste trecho, também estão sendo realizados serviços de alargamento de calçada e colocação de um novo piso. Em frente ao Benedito Alves está sendo implantado um chafariz, com jogos de água e luz. O espaço vai funcionar como um boulevard de apoio às atividades do teatro. A região está recebendo diversas melhorias previstas no projeto Novo Centro para se tornar um polo gastronômico.

Trânsito

Para execução dessa nova fase da obra e segurança de pedestres e motoristas, serão realizados alguns ajustes na circulação de veículos, nas calçadas e nos pontos de ônibus e táxis. O trânsito na Rua Rui Dória permanecerá interrompido ao tráfego até 31 de maio.

O desvio já adotado atualmente será realizado com o apoio de agentes de trânsito. Os motoristas deverão utilizar a Rua Rubião Junior. O condutor que vem da região norte e deseja evitar as avenidas São José e Madre Tereza pode seguir pela Avenida Sebastião Gualberto e depois pela Mário Galvão, acessando o centro pela Rua Vilaça. Já quem deseja ir no sentido inverso, evitando o Centro, deve utilizar o Anel Viário.

O transporte público também mantém as alterações de itinerário. As linhas que utilizam a Rua Humaitá com destino ao Terminal Central seguem pela Avenida João Guilhermino, ruas Dolzani Ricardo, Antônio Saes, Francisco Rafael e Siqueira Campos, para então retornar o trajeto padrão.

Os ônibus que têm no percurso as ruas Coronel Moraes e Francisco Paes passam a usar o ponto de ônibus na lateral da Praça Afonso Pena, em frente à Igreja São Benedito. A parada vai funcionar provisoriamente no local durante a realização das obras. As linhas deverão seguir pela Travessa Francisco Almada, Avenida São José e retornar ao itinerário usual. As que têm ponto final da praça não serão alteradas.

O atendimento ao transporte alternativo também se mantém até o próximo dia 31 na lateral da Praça Afonso Pena, próximo à Rua 15 de Novembro.