Secretaria de Governança
Um grupo de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Rosa Tomita, do Jardim São José 2, região leste de São José dos Campos, que venceu a Gincana Interativa deste ano, embarca nesta terça feira (10) para Brasília (DF). O voo em direção à capital federal vai decolar às 7h35 do Aeroporto de São José dos Campos ‘Professor Urbano Ernesto Stumpf’. O retorno para São José está previsto para as 20h15.
A primeira parada do “city tour” pela capital do Brasil será na Catedral Metropolitana, seguindo para o Palácio Itamaraty, Palácio do Planalto e Praça dos Três Poderes. No período da tarde, os estudantes seguirão para a Torre de TV, Estádio ‘Mané Garrincha’, Parque da Cidade, Ministério da Educação (MEC), Lago Paranoá e Ponte Juscelino Kubitschek.
A exemplo da primeira edição, realizada no ano passado, a viagem faz parte da premiação à equipe vencedora da Gincana Interativa, que tem o objetivo de reforçar a importância do combate à dengue com a participação dos estudantes da cidade, que passaram a atuar como agentes multiplicadores. A coordenação geral ficou a cargo do orientador de ensino Paulo Reis, da Secretaria de Educação.
Gincana Interativa
A segunda edição da Gincana Interativa da Prefeitura de São José, que movimentou 17 escolas públicas da cidade, levou o tema da campanha municipal de combate à dengue “Não dê espaço para o Mosquito”.
Numa parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde, a Gincana Interativa reuniu escolas de Ensino Fundamental (1º a 9° ano) de São José. O evento durou de 18 de março a 7 de abril. A maioria das provas foi alusiva ao tema.
As demais escolas classificadas foram: EMEF Professora Jacyra Vieira Baracho (2º lugar), no Jardim Veneza, zona sul; Escola Estadual (EE) Yoshiya Takaoka (3º lugar), na Vila Paiva, na zona norte e EMEF Professor Hélio Walter Bavilacqua, no Jardim República, região sul (4º lugar). Todas receberam troféu de premiação.
Campanha antecipada
Desde outubro de 2015, antecipando as ações em relação a maioria das cidades, a Prefeitura de São José dos Campos trabalha na
campanha “Não dê Espaço Para o Mosquito”, com objetivo de mobilizar a população para a prevenção. Um
hotsite com informações sobre a doença e identificação dos agentes de combate à dengue foi disponibilizado para auxiliar os munícipes.
Os agentes de combate a endemias continuam trabalhando casa a casa, em todas as regiões de São José, a procura de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, isolando pacientes e realizando nebulização com larvicida, evitando a propagação das doenças.
Em 2015, o Estado de São Paulo registrou a pior epidemia de dengue de sua história. Segundo números da Secretaria de Estado da Saúde, foram 669.309 casos, sendo 649.562 autóctones e 19.747 importados. Os números correspondem a mais da metade dos casos de todo o país no ano passado.