Caminhadas, sessão de cinema e forró são atrações no Vicentina
11/05/2016
Atrações do Parque Vicentina Aranha
No sábado (14), às 19h, o Projeto Cinema ao Ar Livre exibe o longa-metragem “O Pequeno Príncipe” (2015). Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A programação desta semana do Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana) tem atrações para todos os públicos. Nesta quinta-feira (12), às 10h, uma caminhada, com concentração no Quiosque São João, marca o Dia Mundial da Fibromialgia, uma doença crônica que causa dores e cansaço extremo e que atinge mais de 6% da população brasileira. A atividade será realizada em parceria com o Grupo de Estudo e Apoio à Fibromialgia de São José dos Campos.

No sábado (14), às 19h, o Projeto Cinema ao Ar Livre exibe o longa-metragem “O Pequeno Príncipe” (2015). Le Petit Prince é um filme francês de animação computadorizada, realizado por Mark Osborne. O argumento é de Irena Brignull com base no romance homônimo de 1943 do escritor Antoine de Saint-Exupéry. O filme será exibido no Telão de Cinema atrás do Pavilhão Marina Crespi.

O longa mostra uma solitária garota, filha de uma mãe controladora obsessiva, que vive atarefada com os estudos. Entretanto, um acidente provocado por seu novo vizinho, faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga do vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteroide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto da Terra.

No domingo (15), às 8h30, ocorre uma nova caminhada em torno do parque. Promovida pelo Vicentina Aranha e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a atividade será pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

Durante a caminhada os participantes levarão mensagens de reflexão sobre o tema, com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para defender os direitos e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Também no domingo (15), às 10h30, o público poderá acompanhar o show do grupo Forró de Caroço, uma reverência à literatura de cordel do Projeto Biblioteca ao Ar Livre. Com muito xote, coco e baião, a alegria dos bailes populares estará no espetáculo que tem no repertório clássicos de Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Alceu Valença.

A apresentação será no Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus, e grupo terá o formato power trio feminino, com Laeticia Madsen (voz), Michelle Abu (percussão e vocais) e Paola Gibram (sanfona). Quem quiser aprender alguns passos de forró, pode chegar mais cedo para uma aula aberta, a partir das 10h, com bailarinos da Academia Cia do Balanço. 

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC) como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.