Grupo de Convivência ‘Viver a Vida’ promove integração entre idosos
Secretaria de Governança
A Casa do Idoso Norte promoveu nesta terça-feira (10), mais um encontro do grupo de convivência “Viver a Vida”, envolvendo os frequentadores da unidade e convidados.
Com 27 anos de existência, o grupo ‘Viver a Vida’ é composto por 30 idosos e tem como objetivo fortalecer vínculos e desenvolver as potencialidades de cada idoso, além de criar momentos prazerosos e descontraídos, por meio das histórias de vida.
“O grupo teve seu início no Alto da Ponte, depois foi para o Jardim Telespark e hoje tem sua sede na unidade Norte da Casa do Idoso”, disse Zulene de Fátima Abreu, assistente social da Casa do Idoso Norte.
Os encontros ocorrem toda terça-feira, às 8h30, e contam com visitas domiciliares, debates com profissionais (como médicos e nutricionistas), comemorações de datas festivas, viagens, entre outras atividades.
“O grupo de convivência representa tudo na minha vida. É uma família pra mim. Todos saem para trabalhar em casa e eu fico sozinha, mas sempre fico naquela expectativa do dia que tem o grupo”, disse Terezinha Maria Silverio, de 86 anos, participante do grupo há dez anos.
Segundo a responsável pelo o grupo de convivência, os participantes mostram empenho e compromisso. “Existe uma responsabilidade muito grande para coordenar todos. Eles não faltam a nenhum encontro.”
“Eu tinha uma amiga que há pouco ficou viúva e outra que só cuidava dos netos. Um dia convidei as duas para conhecer o grupo. Hoje, elas frequentam o grupo toda a semana”, disse Maria Divina Machado, de 73 anos.
“Eu já participava na unidade Centro da Casa do Idoso e hoje vim para o encontro através do convite de uma amiga. Gostei muito do encontro de hoje e estou me sentindo muito melhor, mais animada”, disse Wanda Maria Barros, de 64 anos.
“Esse grupo é uma família. Todos são bem unidos, é o famoso grupo beija-flor, todos têm que se cumprimentar no início do encontro”, disse Júlia da Silva Oliveira, de 71 anos, participante há 3 anos.
Todas as unidades da Casa do Idoso contam com grupos de convivência. Os interessados devem buscar mais informações na recepção das unidades.