Obra da nova UPA do Campo dos Alemães entra na fase final
12/05/2016
Moradora Maria da Conceição
“A gente tinha de correr com as crianças lá no Parque Industrial, quando precisava de médico", disse a moradora Maria da Conceição Foto: Claudio Capucho/PMSJC

Secretaria de Governança

A população da região Sul de São José dos Campos contará com um dos mais modernos e bem equipados centros de atendimento de Saúde do Vale do Paraíba a partir do próximo mês, quando a nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Campo dos Alemães entrar em funcionamento. 

A obra para a construção do novo prédio atingiu mais de 90% de conclusão e, nos próximo dias, será iniciado o trabalho de montagem e instalação de equipamentos nos mais de 2 mil metros quadrados de área destinada ao atendimento médico no local.

“Eu que já percorri todas as cidades do Vale do Paraíba, posso garantir que não há nenhuma que tenha um hospital público tão amplo e bem equipado como esta UPA que estamos entregando para a população da região Sul de São José. Será realmente um salto de qualidade no atendimento médico para a região”, disse o prefeito durante vistoria realizada nessa quarta-feira (11) na obra. 

Além do prefeito, moradores e lideranças comunitárias participaram da vistoria e demonstraram satisfação com as novas instalações. 

“Quando me mudei aqui para o bairro, não tinha nada. A gente tinha que correr com as crianças lá no Parque Industrial, quando precisava de um médico, depois veio o postinho e a UPA, mas, agora, sim, a gente vai ter um hospital grande que vai conseguir atender todo mundo do bairro”, disse a moradora Maria da Conceição Pereira Real, de 54 anos, que é paciente da UBS local desde a inauguração. 

Capacidade 

Construída em uma área de 7 mil metros quadrados, a nova UPA do Campo dos Alemães possui 2,1 mil metros quadrados de área construída, abrigando salas de espera (infantil e adulto), salas para atendimento de urgências, observação infantil e adulto, brinquedoteca, salas de exames, inalação, curativo, eletrocardiograma, raios-X, estacionamento, entre outras dependências.

A unidade terá atendimento padrão III, o maior entre os modelos adotados pelo Ministério da Saúde, com capacidade para atender em média 450 pacientes por dia e vai contar com equipamentos modernos, como o raios-X digital, no qual médico e paciente poderão ver o resultado do exame na tela do computador.

“A sala de raios-x é maior do que a do meu convênio”, disse moradora Vera Lúcia de Souza, liderança comunitária do Jardim Coqueiro, que acompanhou a vistoria para conhecer a obra. 

Atendimento

Enquanto a Secretaria de Obras conclui os trabalhos de acabamento na unidade, a Secretaria de Saúde está se preparando para iniciar o atendimento na unidade. 

Durante a vistoria, o prefeito anunciou a contratação de uma empresa para realizar os serviços de recepção e segurança, além de concurso para absorver 50 profissionais de enfermagem, incluindo enfermeiros e auxiliares.

“É uma grande oportunidade também para os moradores do Campo dos Alemães, que, curiosamente, são maioria entre os alunos dos cursos de enfermagem no município”, disse a secretária adjunta de Saúde.