Secretaria de Governança
A nova estrutura que vai cobrir a cúpula sobre o ginásio do novo Teatrão, na Vila Industrial, região leste de São José dos Campos, começou a ser instalada nesta quinta-feira (12). O trabalho deve ser concluído em no máximo 20 dias. Treliças metálicas e telhas vão substituir a antiga estrutura em fibra de vidro, instalada de forma improvisada no local, uma vez que o material não estava previsto no projeto original do poliesportivo.
Os primeiros trabalhos em execução consistem na montagem da estrutura de metal da nova cúpula. Após essa fase, terá início o processo de cobertura. As telhas foram preparadas com revestimento de isolamento acústico e térmico. Na próxima semana, o interior do ginásio começa a receber tratamento na estrutura de concreto que, segundo laudo técnico, poderá ser totalmente reaproveitada.
Depois de reformado, o ginásio vai funcionar como um centro multiuso com sistema de iluminação, ventilação, sonorização, além de adaptação para montagem de palco para eventos. O Projeto Executivo de adequação acústica e sonorização do ambiente já foi concluído.
No entorno da área do Teatrão, já foram concluídos os trabalhos de colocação de grades, no mesmo modelo do Parque Vicentina Aranha, na região central. Os serviços de paisagismo externo também estão em andamento. A pista de caminhada está recebendo cabeamento e postes de iluminação, assim como toda área de convivência do complexo.
A reforma da Portaria 2, localizada na Rua Ricardo Edwards, está sendo concluída, restando apenas as instalações elétricas. A Portaria 1, que fica na Rua Professor Felício Savastano, está sendo pintada e vai começar a receber a cobertura nos próximos dias.
Centro de ciências
Aos poucos, a área do antigo Teatrão vai se transformando no novo Centro Integrado de Educação, que abrigará uma série de estruturas de esporte, lazer, cultura e educação.
Entre as melhorias que serão entregues ainda este ano, a mais avançada é a construção do prédio do Centro de Ciências, que será usado para melhorar a educação das crianças que frequentam a rede pública de ensino.
O prédio do Centro de Ciências terá dois laboratórios para oficinas, auditório para palestras, brinquedoteca e espaços para exposições itinerantes e permanente, com réplicas de dinossauros brasileiros.
O local terá também uma torre com Planetário e exposição sobre o Universo. Ao lado do prédio, será implantado um herbário para cultivo das espécies nativas da região.
Acordo
A Prefeitura, por meio de acordo celebrado na Justiça com o São José Esporte Clube, retomou 70% da área do complexo do Teatrão para uso da população.
O local possui 74 mil metros quadrados. A construção do complexo foi idealizada pelo ex-prefeito Sérgio Sobral de Oliveira e inaugurado no dia 27 de março de 1977, com a proposta de ser um centro de artes e convenções. Em 1981, foi doado ao clube como incentivo ao time de futebol, tendo a condição de mantê-lo preservado e em funcionamento para população.
Homenagem
O novo Teatrão receberá o nome de Maestro Sérgio Weiss, que faleceu no dia 29 de janeiro deste ano, aos 88 anos de idade. O decreto que concede a homenagem foi assinado pelo prefeito.
Entre as décadas de 60 e 70, Sérgio Weiss criou grupos musicais que fizeram mais de 4 mil bailes por todo o país: os Biriba Boys e o Brasília Modern Six. O maestro recebeu a medalha Cassiano Ricardo em 1974, oferecida aos joseenses que ajudam a engrandecer o nome da cidade.