Pavilhão São José do Vicentina Aranha será aberto neste domingo
12/05/2016

Secretaria de Governança

O Parque Vicentina Aranha, um dos mais importantes patrimônios históricos de São José dos Campos, irá completar mais uma etapa no processo de recuperação. Após passar por obras de restauro, o pavilhão São José será aberto para visitação pública neste domingo, a partir das 10h.

A cerimônia de abertura é parte das comemorações pelos 92 anos do parque e pretende apresentar à população os resultados do trabalho realizado por meio da campanha de financiamento coletivo “Restaurando Juntos”, lançada em 2014.

O visitante poderá conferir as melhorias nas varandas e no hall do Pavilhão São José, onde foram feitas obras de recuperação de fachadas, dos pisos, dos forros e esquadrias, assim como substituição completa das instalações elétricas e hidráulicas.

O trabalho foi feito em parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, que forneceu projeto e mão de obra, e a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), mantenedora do Parque, que empregou os R$ 160 mil captados na campanha de financiamento coletivo.

O Pavilhão São José possui 1.222 metros quadrados de área, sendo as varandas e o hall o resultado das duas primeiras etapas de restauro. O restante da estrutura já está com obras em andamento e será entregue posteriormente, em novas etapas, visando garantir a qualidade do trabalho e a preservação das estruturas. 

Essa é a terceira estrutura a ser recuperada no Vicentina Aranha. A primeira foi o Pavilhão Alfredo Galvão, restaurado em 2014, com recursos do município. A administração municipal também trabalha atualmente para recuperar o Pavilhão da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Histórico

Conhecido popularmente como Pavilhão São José, o espaço possuía pouco menos da metade das suas atuais dimensões quando foi construído, em 1924. O edifício abrigava as mulheres acometidas pela tuberculose que não tinham recursos para pagar por seu tratamento.

O nome oficial do Pavilhão é Antonieta Penteado da Silva Prado, filha do Conde e da Condessa Álvares Penteado, casada com Caio da Silva Prado, também de família tradicional paulista. Ela foi homenageada, pela sua atuação na organização de eventos filantrópicos em benefício da Santa Casa Misericórdia de São Paulo. Antonieta participou ativamente como membro da comissão permanente que cuidou da construção do Sanatório Vicentina Aranha.

O Pavilhão São José é a terceira estrutura a ser recuperada no Vicentina Aranha. A primeira foi o Pavilhão Alfredo Galvão, restaurado em 2014, com recursos do município. A administração municipal também trabalha atualmente para recuperar o Pavilhão da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

A partir de 2006 iniciou o funcionamento como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC) como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.