Curso de Jardinagem no Parque da Cidade inspira participantes
13/05/2016
Curso de Jardinagem
Uma das principais referências do paisagismo e da fase modernista, o Parque da Cidade tem diversas espécies de plantas e árvores Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

O Parque da Cidade tem uma grande área paisagística, com as mais diversas espécies de plantas e árvores que compõem a obra de Roberto Burle Marx, uma das principais referências do paisagismo brasileiro e da fase modernista. Foi neste cenário que durante pouco mais de dois meses, cerca de 50 pessoas participaram das oficinas de jardinagem.

Os participantes puderam aprender nos jardins da histórica residência Olivo Gomes, projetados por Roberto Burle Marx, o que tornou a experiência mais estimulante. “Achei inspirador poder trabalhar nos jardins do Parque. Apesar de ser arquiteta, eu nunca tinha trabalhado nessa área de paisagismo, mas estar ali dentro foi inspirador. O Parque foi o local ideal para poder praticar”, afirmou a arquiteta Alice Carvalho.

O engenheiro ambiental Marcelo Cunha também se encantou com os jardins e com a oficina. “Foi muito interessante, pois eu tive uma vivência com uma pessoa que já tinha experiência no assunto. O instrutor conseguiu trazer toda a sensibilidade do assunto nos ensinando nas oficinas”, comentou.

As oficinas foram ministradas pelo paisagista Elias Santos, do CEFE (Centro de Formação do Educador Professora Leny Bevilacqua), profissional com mais de 30 anos de experiência em jardinagem, tendo passagem por parques como Ibirapuera, o antigo Horto Florestal, Parque da Cidade, além de assinar projetos de jardinagem em diversas praças públicas e jardins particulares.

Para Elias Santos, ministrar aulas para este novo grupo foi gratificante. “Além de ser a única atividade gratuita deste gênero na região, as oficinas reúnem pessoas que se interessam pela área, alguns inclusive tem chácara, sítio, ou querem trabalhar com isso, o que propicia uma troca e uma convivência muito legal. As pessoas buscam atividades que fazem bem para a alma e, com certeza, fez bem para minha alma também”, revelou.

A atividade gratuita foi promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da administração do Parque da Cidade, em parceria com o CEFE (Avenida Olivo Gomes, 250, Santana). Os alunos receberam instruções sobre a formação e manejo de jardins, por meio de técnicas de plantio e conservação, em 25 encontros com o total de 75 horas de carga horária.