‘Museu Vivo’ deste domingo mostra sabedoria popular da região
13/05/2016

Secretaria de Governança

Bolo de milho, brinquedos feitos de lata e música sertaneja. Estes são os saberes populares que o Museu do Folclore de São José dos Campos (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade) estará mostrando ao público neste domingo (15), das 14h às 17h, durante a realização do Projeto Museu Vivo.

Para esta edição, foram convidados Ana Rosa dos Santos (culinária), Pedro Galvão de Moura (artesanato) e a dupla de violeiros Valdir Evaristo da Silva (Neno Brasil) e Paulo Bernardo. 

Nascida em Sapucaí Mirim (MG), Ana Rosa dos Santos mora no bairro São Dimas em São José. Durante o Museu Vivo, ela vai mostrar como faz bolo de milho, que aprendeu com a mãe, a quem acompanhava na cozinha. Além do bolo de milho, Ana Rosa afirma que gosta de fazer doces, como o de casca de laranja e de mamão. Apesar de não usar mais o fogão a lenha, ela diz que adaptou as receitas para não perder “aquele toque da tradição caipira.”

Pedro Galvão de Moura nasceu em São Luiz do Paraitinga (SP) e mora atualmente na Vila Maria, onde mantém uma loja e oficina de brinquedos e utensílios em miniatura, todos feitos de lata. Uma atividade que só começou a praticar depois de adulto, quando ganhou de sua esposa uma panela de pressão em miniatura e resolveu fazer uma igual, de lata. E não parou mais. Pedro possui grande habilidade manual e muita criatividade que, segundo ele, “não tem limites.”

A música vai ficar por conta da dupla de violeiros Neno Brasil e Paulo Bernardo, que moram em São José dos Campos. Além de cantos e compositor sertanejo, Neno, nascido em Presidente Alves (SP), é chefe de cozinha. Já Bernardo é de Pindamonhangaba (SP) e divide o tempo de violeiro com a profissão de mecânico de manutenção.

O Projeto Museu Vivo é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e do Museu do Folclore de São José dos Campos, com gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). A atividade é realizada nas tardes de domingo, pelo menos duas vezes por mês, na área externa do Museu do Folclore, e é aberta à participação do público.

Mais informações pelo telefone 3924-7318.